Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ter 200 quilos e conseguir vestir um fato

Relacionados

Loja faz roupa até ao 8XL ou até ao número 74. Excesso de peso atinge quase 54 por cento dos adultos

Ser obeso e vestir fato é uma tarefa de peso que uma loja promete aliviar ao fazer calças e casacos com medidas até ao 8XL (200 quilos), sem que o cliente pareça um «armário de gravata».

Com cada vez mais obesos em Portugal, os clientes não faltam às lojas de «números grandes», mas os empresários de largas cinturas dificilmente arranjam fatos adaptados ao seu peso a mais.

PUB

Consciente dessa realidade, Jesuíno Cadete abriu no início do ano a 8XL, uma loja que promete fatos e outras roupas mais casuais até ao número 74, que é como quem diz para obesos que somam cerca de 200 quilos.

Fatos até ao número 74

O segredo não está no pano a mais - ainda que um fato 74 leve mais 1,20 metros do que um fato 58 -, mas sim na forma como cada peça é adaptada às características físicas do cliente, como explicou à Lusa o proprietário da 8XL.

«A partir dos 120 quilos, é muito difícil encontrar um fato que fique bem a quem veste», disse, acrescentando que, normalmente, os obesos optam por vestir vários números acima, para conseguir tapar a barriga. O resultado pode ser desastroso, e facilmente identificado por este alfaiate que há décadas se dedica ao corte e costura. «A roupa não assenta bem, os colarinhos ficam ao nível dos olhos e os modelos parecem armários de fato».

Na 8XL, os ajustes são o segredo do negócio. «Uns são mais gordos em certas zonas. O pescoço é o problema de uns e a barriga o problema de outros. Por esta razão, depois do cliente escolher, adaptados a peça ao seu corpo».

PUB

Mas também é possível escolher, vestir e levar na hora. Nesta loja, existem vários modelos confeccionados, mesmo até ao número 74. Outra mais-valia deste estabelecimento é a escolha dos tecidos, que «é grande».

Jesuíno Cadete não fala em preços, embora reconheça que estes fatos para obesos são mais caros que os outros. Contudo, a 8XL garante que um fato 74 custa mais ou menos o mesmo que um 58. Da sua experiência, este alfaiate considera que o dinheiro não é problema para os seus clientes e adianta que o relacionamento que tem estabelecido com os mesmos é mais de amizade do que de dono de loja para comprador.

«Tenho alguns clientes que acompanho há anos e outros que se sentem muito gratos quando descobrem que existe uma forma de ser gordo, mas, apesar disso, andar bem vestido».

Nesta relação, o peso não é motivo de conversa, para evitar desconfortos e constrangimentos. «Os meus clientes evitam falar sobre o seu peso, embora alguns sempre avancem com umas promessas de fazer dieta».

PUB

Questionado sobre o estado de espírito dos seus clientes, Jesuíno Cadete não tem dúvidas: «São gordos, mas felizes». E agora mais bem vestidos, assegura.

Excesso de peso atinge quase 54 por cento dos adultos

O excesso de peso atinge 53,6 por cento dos adultos portugueses. Em relação às crianças, dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) indicam que cerca de 32 por cento das crianças entre os sete e os nove anos de idade tem excesso de peso e 11 por cento é obesa.

Quase um quarto (24 por cento) das crianças em idade pré-escolar apresenta excesso de peso e sete por cento obesidade.

PUB

Relacionados

Últimas