Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carlos Alexandre é o «super juiz dos tabloides», diz Proença de Carvalho

Relacionados

Advogado que já representou José Sócrates tece fortes críticas ao sistema judicial e ao juiz que pôs o ex-PM em prisão preventiva

Para Proença de Carvalho, não faz sentido que todas as investigações deste tipo sejam apreciadas pelo mesmo juiz. «Em Portugal, perdeu-se também o direito ao juiz natural. Todos estes casos são apreciados por um único juiz. O Ministério Público, basta que coloque em investigação no Departamento Central de Investigação Criminal, que necessariamente, o juiz que vai apreciar é sempre o mesmo».

Para o advogado Daniel Proença de Carvalho, que já representou José Sócrates em vários processos, o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal, não passa de um «super juiz dos tabloides».   Carlos Alexandre, que colocou o ex-primeiro-ministro em prisão preventiva devido a indícios de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e evasão fiscal é muito criticado pelo advogado, que saiu em defesa de Sócrates, ainda que não o represente neste processo.  

«Este juiz já podia ter sido promovido à Relação, mas não. Ele gosta tanto de estar naquele tribunal, e realmente compreende-se. O poder é tão grande e os tais tabloides – e isso vê-se na metáfora de que ele é o tal super juiz, como um juiz acima, esse é o herói dos tabloides», disse no programa «Pares da República», da TSF.

Sobre a prisão preventiva de José Sócrates, o advogado acha que «até parece um pouco ridículo» que tenha estado em causa a fuga do ex-PM para o estrangeiro, já que que «se não quisesse comparecer perante as autoridades, não teria feito a viagem de Paris naquele dia».

PUB

Relacionados

Últimas