Já fez LIKE no TVI Notícias?

As contradições de Kate e Gerry

Relacionados

Casal indicou pormenores divergentes sobre a noite em que a filha desapareceu. Pais zangaram-se na noite anterior ao desaparecimento de Maddie e Kate dormiu no quarto das crianças

Os McCann deram versões contraditórias sobre os factos da noite do desaparecimento de Madeleine, nomeadamente, em relação a alguns pormenores sobre a filha. Também uma zanga no dia 2 de Maio é descrita pelo casal de forma diferente. O comportamento dos pais foi analisado pela Polícia Judiciária, que a determinada altura, no decorrer da investigação, o classifica como estranho.

Uma das principais contradições nos depoimentos dos McCann, que decorreram no início de Setembro, prende-se com a forma como a filha ficou deitada naquela noite: Kate garante que deixou Madeleine tapada, debaixo dos cobertores. Por sua vez, Gerry dá uma informação contrária: quando foi ver as crianças, antes de sair para jantar, afirma que viu Madeleine deitada sobre o lado esquerdo, totalmente destapada: deitada por cima da colcha com a manta e com o peluche a seu lado.

PUB

Nunca mexeu na janela: impressões digitais contradizem

As impressões digitais contradizem o depoimento de Kate McCann: a mãe garante que nunca abriu janela nem sequer viu os estores do quarto de Maddie levantados, desde o dia que chegou à Praia da Luz. No entanto, as únicas impressões digitais encontradas na janela são de Kate.

Os hábitos de sono de Madeleine também não são contados pelos pais de forma igual. Gerry disse no depoimento que, à data do desaparecimento, a criança dormia bem. No entanto, em 2006, criou o hábito de, duas vezes por semana, acordar pelas 23h-24h e ir para o quarto dos pais.

Por sua vez, e apesar de assumir que a filha teve problemas de sono, Kate garante que ela se levantava entre as 2h e as 3h.

A zanga de Kate e Gerry

Kate não terá gostado da forma como Gerry a tratou no dia 2 de Maio, na véspera de Maddie desaparecer. O facto foi reconhecido e descrito pela própria no dia seis de Setembro, quando foi ouvida na Judiciária de Portimão.

PUB

No dia 2 de Maio, após o jantar no Tapas, o grupo de amigos ter-se-á dirigido para o bar do mesmo espaço de restauração. Alegadamente Gerry ignorou Kate e ela não gostou. Optou por dormir no quarto das crianças como retaliação. Apesar de admitir que ainda se deitou junto ao marido, acabou por se levantar e passar a noite no quarto dos filhos.

Recorde-se que a possibilidade de ter havido uma zanga entre o casal é colocada por Gonçalo Amaral, na primeira vez que vai ao apartamento da praia da Luz, a 4 de Maio, e se depara com a disposição e pormenores dos quartos, situação que descreve no seu livro «Maddie a verdade da mentira».

Gerry, ouvido dia 7 de Setembro, confirma o incidente e admite que na noite anterior ao desaparecimento, Kate dormiu no quarto das crianças, na cama encostada à janela. Todavia, diz ser incapaz de indicar o motivo, sugerindo apenas que a culpa seria de habitualmente ressonar.

O comportamento estranho dos McCann

O inspector designado para fazer ligação entre Polícia Judiciária e o casal McCann descreve, segundo o processo do caso «Maddie», comportamentos estranhos dos pais, principalmente após a diligência dos cães especialistas ingleses, que identificaram odor de cadáver no apartamento.

PUB

Há queixas relativas à PJ dar mais importância a outras pistas que não a possibilidade de rapto: a reacção de Kate, quando é notificada para se dirigir à Judiciária em Setembro, foi mesmo de questionar se a PJ não estava a ser pressionada pelo Governo para acabar com a investigação; e o que os seus pais e os jornalistas iriam pensar da situação.

Ou ainda a teimosia de Gerry em entregar a este inspector cartas e e-mails, que recebera de pessoas com capacidades psíquicas e médiuns, com informação relativa ao desaparecimento de Maddie, e que ele já tinha seleccionado.

Sem indícios que o casal McCann tenha cometido qualquer crime, o MP determinou o arquivamento do processo. No passado dia 21 de Julho, Kate e Gerry, juntamente com Robert Murat, viram levantado o estatuto de arguido.

PUB

Relacionados

Últimas