Já fez LIKE no TVI Notícias?

Provedor da RTP recebe "dezenas de protestos"

Jaime Fernandes diz que no próximo programa do provedor do telespetador vai fazer referência ao tema que envolve José Rodrigues dos Santos

O provedor do telespetador da RTP, Jaime Fernandes, disse esta quinta-feira à Lusa que recebeu "dezenas de protestos" devido à notícia do Telejornal de quarta-feira sobre novos deputados e vai abordar assunto no seu programa."Recebi dezenas de protestos", afirmou Jaime Fernandes, adiantando que o próximo programa do provedor do telespetador da RTP "faz referência" ao tema.

A direção de informação da RTP esclareceu hoje que se tratou de "um erro não intencional" a referência no feminino, feita pelo jornalista e apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

PUB

Tendo em conta que o programa do provedor do telespetador é gravado às quintas-feiras, Jaime Fernandes vai abordar o assunto mais aprofundadamente na edição seguinte.

Entretanto, O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou hoje a abertura de um processo contra a RTP, explicando que este "deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".

Por outro lado, o presidente do regulador dos media, Carlos Magno, não subscreveu a abertura do processo.

"Não subscrevi a abertura deste procedimento porque não acho que ele venha a trazer nada de novo", disse Carlos Magno.

"Antes de tomar uma posição quis falar com Alexandre Quintanilha e José Rodrigues dos Santos. Neste momento já tenho uma explicação provisória que, muito provavelmente, será definitiva se nada de novo vier a revelar-se depois desta excitação toda", salientou.

"Tendo em conta o que aconteceu com os paralíticos gregos, não participo na caça às bruxas do José Rodrigues dos Santos", concluiu o presidente do regulador dos media.

PUB

Também hoje, o secretário-geral do PS apresentou um "protesto formal" à direção da RTP sobre o que diz ser o "comportamento inaceitável" do jornalista José Rodrigues dos Santos em torno de uma peça envolvendo o futuro deputado socialista Alexandre Quintanilha.

António Costa, segundo fonte do gabinete do líder do PS, "já transmitiu à direção da RTP um protesto formal pelo comportamento inaceitável" e exige "um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto".

A direção de informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho, explicou ao início da tarde que "no Telejornal de ontem [quarta-feira], por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito [Alexandre Quintanilha] para o parlamento era uma mulher".

"Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa", esclareceu a direção de informação da RTP.

"Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem", adiantou.

O diretor de informação da RTP já "falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto", refere o comunicado da estação pública.

PUB

Últimas