Já fez LIKE no TVI Notícias?

200 universitários envolvem-se em confrontos

Relacionados

Braga: PSP conteve rixa. Estudantes usavam matracas e gás pimenta

A PSP conteve, hoje, em Braga, uma rixa entre duzentos estudantes da Universidade do Porto e algumas dezenas da do Minho, que teve contornos violentos com recurso a matracas e gás pimenta, disse, hoje, à agência Lusa fonte policial.

Segundo o chefe Almeno Silva, a PSP evitou que um grupo de duzentos universitários do Porto sovasse oito colegas minhotos, que se haviam refugiado numa oficina da Rua Nova de Santa Cruz, a duzentos metros do Campus de Gualtar.

PUB

«Foi uma batalha campal, com recurso a gás pimenta, paus de marmeleiro e matracas», garante o responsável, que evitou o prolongamento da rixa quando passava, por volta das 17:00, no local, em dia de folga.

Almeno Silva frisou que os universitários portuenses não se coibiram de invadir uma oficina de automóveis, onde os oito minhotos se haviam refugiado para não serem espancados, tendo vandalizado quatro viaturas e recorrido a extintores para atirarem «espuma» aos colegas.

Os oito «sequestrados» acabaram por ser retirados do local por uma carrinha das Brigadas de Intervenção Rápida da polícia - chamadas pelo Chefe Almeno - perante os apupos dos universitários do Porto.

O responsável policial conseguiu, ainda, detectar e identificar o alegado «instigador principal» da rixa, um estudante açoreano, tendo, depois, a PSP identificado vários outros que apenas abandonaram a zona por volta das 18:30.

«O uso de gás pimenta é crime», sublinhou o Chefe Alemno Silva que foi, também, um dos alvos desta substância química. Além do gás, dos paus e matracas, e da habitual «murraça», os universitários terão, ainda, recorrido a ameaças e agressões com as garrafas de cerveja e vinho que traziam na mão.

A rixa, que terá envolvido vários outros jovens, ocorreu devido à presença em Braga de três mil estudantes da Universidade do Porto, que se deslocaram à cidade para se divertirem no âmbito do chamado «comboio do caloiro» das festas de Recepção ao Caloiro.

O numeroso grupo viajou em dois comboios até Braga, devendo regressar, às 5:20 de sexta-feira, numa outra composição com destino a Campanhã.

PUB

Relacionados

Últimas