Já fez LIKE no TVI Notícias?

Temporal: Governo da Madeira admite falhas nas comunicações

Relacionados

«Foi uma oportunidade amarga de pôr à prova um plano operacional de defesa, protecção e socorro», disse secretário regional dos Assuntos Sociais

O secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos, reconheceu esta terça-feira ter havido «falhas nas comunicações» no temporal de 20 de Fevereiro que fez 44 mortos e sete desaparecidos, avança a agência Lusa.

Ao intervir na sessão de encerramento do seminário «Bases para um conceito operacional cooperativo para actuação na Região Autónoma da Madeira», promovido pelo Comando Operacional, Francisco Ramos lembrou que a intempérie «foi uma oportunidade amarga de pôr à prova um plano operacional de defesa, protecção e socorro».

PUB

Ao mesmo tempo serviu ainda para como «uma oportunidade de se ver os pontos fracos e corrigi-los, como as falhas nas comunicações», apontou.

O responsável salientou, no entanto, que a Região já tem «neste momento, em pleno funcionamento, o SIRESP, um Sistema Integrado de Comunicações para os Serviços de Emergência e Segurança, que assegura a fiabilidade tecnológica e maior eficácia e robustez nas comunicações».

Este seminário, organizado pelo Comando Operacional da Zona Militar da Madeira, teve como objectivo reforçar a articulação e cooperação entre as entidades que compõem o sistema de defesa, socorro e emergência, nomeadamente as Forças Armadas, as forças militarizadas, a PSP, o Serviço Regional de Protecção Civil, as corporações de bombeiros, as autarquias e os prestadores de saúde.

O secretário regional disse que o Governo Regional dará continuidade «ao forte investimento» que tem realizado na área da Protecção Civil designadamente em infra-estruturas e em meios técnicos «adequados às diferentes tipologias de riscos e vulnerabilidades».

PUB

Relacionados

Últimas