Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: lojas da Baixa protegem montras com receio dos protestos

Relacionados

Manifestação da campanha «Paz sim! NATO não!» está marcada para as 15:00

O restaurante da cadeia norte-americana McDonalds do Rossio, em Lisboa, tapou esta manhã com tapumes de madeira o símbolo da marca e a loja italiana Prada, que fica na avenida da Liberdade, fez o mesmo às montras.

No McDonalds estavam ainda alguns funcionários a tirar as medidas às janelas para as taparem com placas de madeira.

PUB

Também uma ourivesaria que fica na esquina da avenida da Liberdade com a rua das Pretas tem a fachada protegida com placas de alumínio e encontra-se fechada, enquanto a Prada tem a porta aberta.

Na avenida da Liberdade estão concentras diversas carrinhas das brigadas de intervenção rápida da PSP e frequentemente são visíveis batedores da mesma polícia.

O Marquês de Pombal foi o local escolhido para a concentração de uma manifestação com início previsto para as 15:00, terminando a marcha nos Restauradores, depois de descer a Avenida da Liberdade.

Esta é uma iniciativa da responsabilidade da «Campanha Paz sim! NATO não!» e envolve mais de uma centena de organizações, entre as quais associações de estudantes, CGTP, partidos políticos, como o PCP e os Verdes, o Conselho Português para a Paz e Cooperação, a Escola de Mulheres¿Oficina de Teatro e a Associação de Solidariedade com o País Basco, entre outros.

A horas do início da manifestação convocada pela campanha «Paz Sim, NATO Não», fonte da PSP disse à Lusa ter sido feita uma «acção preventiva» na avenida da Liberdade, mas escusou-se a confirmar, como era visível, que agentes a pé recolhiam as pedras soltas da calçada portuguesa.

A mesma fonte explicou que a proibição de estacionamento aconteceu apenas junto dos hotéis porque foi esse o perímetro de segurança estabelecido.

Contra a cimeira da NATO, que na sexta-feira começou em Lisboa, estão este sábado autorizadas duas manifestações, uma concentração, uma vigília e uma outra iniciativa, havendo ainda a possibilidade de protestos espontâneos organizados por diversos grupos.

PUB

Relacionados

Últimas