Já fez LIKE no TVI Notícias?

Avanços na cura da tuberculose

Relacionados

Identificada proteína que dá vida à tuberculose dentro do corpo

Cientistas norte-americanos conseguiram isolar a proteína que permite à tuberculose vencer os mecanismos de defesa naturais desenvolvidos pelo corpo humano para se proteger da doença, indica um estudo publicado pela revista Nature Medicine.

A proteína, chamada IFN-y, tem a capacidade de sobreviver no ambiente de alta acidez criado pelas células imunitárias do organismo, cuja função é activar os mecanismos de defesa naturais perante a ameaça de invasão microbiológica.

PUB

Com o objectivo de absorver e eliminar a Mycobacterium tuberculosis, as células imunitárias do organismo humano alteram os níveis de pH para aumentar a acidez do meio e, deste modo, eliminar o «bacilo de Koch».

No entanto, a própria doença conta com um antídoto, a proteína IFN-y, que actua como invólucro protector, permitindo a sobrevivência da bactéria no corpo humano.

Os resultados do estudo, dirigido pela investigadora Sabine Ehrt, do Weill Cornell Medical Collage, de Nova Iorque, abrem a possibilidade de combater a tuberculose com quimioterapia.

Este tratamento eliminaria a proteína IFN-y, permitindo que a tuberculose seja vencida pelos mecanismos de defesa naturais do corpo humano.

PUB

Relacionados

Últimas