Já fez LIKE no TVI Notícias?

Frio atinge Portugal

Relacionados

Massa de ar frio e seco provoca temperaturas baixas durante a noite

[Última actualização às 12h51]

As temperaturas frias durante a noite vão manter-se até segunda-feira, devido a uma massa de ar frio e seco que está a atingir a Península Ibérica, informou o Instituto de Meteorologia (IM), que considera a situação «normal».

PUB

«Para já não há nenhuma situação de onda de frio», disse à Lusa uma meteorologista do IM.

A mesma fonte acrescentou que as temperaturas estão «baixas» durante a noite, devido à formação de geada, mas «amenas» durante o dia.

As temperaturas mínimas deverão continuar baixas pelo menos até segunda-feira, sendo que para terça-feira se espera «uma mudança da massa de ar» com possibilidade de aumento das temperaturas.

Bragança deverá ser sábado a cidade com temperatura mínima mais baixa, com sete graus negativos.

O tempo frio deve-se à influência do anticiclone, situado no norte da Europa ocidental que está a fazer deslocar ar frio e seco em direcção à península.

Cuidados a ter com o frio

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) já colocaram nas suas páginas na Internet os cuidados necessários a ter no tempo frio.

As duas entidades aconselham as pessoas a manterem-se quentes e a terem cuidados com as fontes de calor, como lareiras, braseiras ou aquecedores de gás, de forma a evitar acidentes, como incêndios ou intoxicações por monóxido de carbono.

PUB

Na página, o INEM dá a conhecer os sinais de aviso de hipotermia e aconselha o contacto com o 112 em caso de existência de um desses sinais.

Tremores, exaustão, perda de memória e sonolência são alguns dos sinais de alerta da hipotermia nos adultos, enquanto nas crianças os alertas são pele vermelha e fria e apatia.

Em caso de hipotermia, a pessoa deve ser mantida num local quente e levada a ingerir bebidas quentes, mas não alcoólicas.

PUB

Relacionados

Últimas