Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe das aves: Portugal e Galiza testam planos

Relacionados

Simulações vão permitir avaliar eficácia de países em caso de pandemia

As autoridades regionais de Saúde do Norte de Portugal e da Galiza (Espanha) anunciaram, esta quarta-feira, que vão realizar «nos próximos meses» simulações de teste à eficácia de um plano transfronteiriço para enfrentar uma eventual pandemia de gripe. A notícia foi avançada pela agência Lusa.

«As estruturas estão montadas, falta testar. Essa é uma vulnerabilidade do nosso sistema», admitiu a delegada regional de Saúde Pública do Norte, Delfina Antunes.

PUB

A responsável acrescentou que uma das simulações permitirá avaliar a eficácia da resposta em caso de importação do Oriente, por via aérea, do vírus H5N1, a estirpe mais mortal da gripe das aves.

Delfina Antunes falava aos jornalistas no Porto, no intervalo de uma reunião, a segunda, entre autoridades regionais de saúde do Norte de Portugal e da Galiza para aperfeiçoar a articulação das respostas em caso de pandemia de gripe.

Uma primeira reunião ocorreu em Novembro do ano passado em Santiago de Compostela, seguindo directivas da Organização Mundial de Saúde e da União Europeia que determinam a articulação dos planos de contingência específicos para zonas transfronteiriças.

«A enfermidade não conhece fronteiras», afirmou o subdirector geral para a Epidemiologia e Sistemas de Informação da Galiza, Xurxo Vidal, sublinhando que os planos de contingência das duas regiões «estão razoavelmente articulados».

Em caso de pandemia de gripe, «não teríamos surpresas desagradáveis. Temos os mecanismos básicos montados», afirmou ainda.

PUB

Relacionados

Últimas