Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cardeal Bertone: «Portugal, não te resignes»

Relacionados

Depois da procissão das velas, o Papa foi dormir. Secretário de Estado do Vaticano pediu ao país que evite «formas de pensar e de viver que não têm futuro»

O Papa levará da noite de Fátima a imagem de uma praça quase lotada e iluminada por muitos milhares de peregrinos. Depois de participar na procissão das velas, Bento XVI foi descansar, entregando o testemunho ao secretário de Estado do Vaticano, que presidiu à Eucaristia. Na homília, Tarcisio Bertone deixou um repto ao país: «Portugal, não te resignes a formas de pensar e de viver que não têm futuro».

«Fátima é como um concerto de rock, mas sem álcool»

PUB

O cardeal não explicou que formas de viver e pensar são essas. Disse apenas que «não assentam na sólida certeza da Palavra de Deus, do Evangelho». Na conferência de imprensa desta terça-feira, questionado pelos jornalistas sobre se os temas do aborto e do casamento entre homossexuais iriam estar em cima da mesa no encontro entre o Santo Padre e o primeiro-ministro, José Sócrates, o porta-voz da santa Sé deixou em aberto essa possibilidade.

Esta quarta-feira, o padre Federico Lombardi explicou aos repórteres que estes dois temas sensíveis - a Igreja não aceita o aborto nem reconhece o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo - não foram abordados. Se o cardeal Tarcisio Bertone se referia também a estas duas temáticas nas palavras que dirigiu aos fiéis esta quarta-feira é algo a que só ele poderá responder.

O responsável eclesiástico deixou, porém, mais avisos, embora num registo mais catequético, censurando a «¿sabedoria¿ do mundo», que «exalta o sucesso pessoal e busca-o a todo o custo, eliminando sem escrúpulos quem for visto como impedimento à própria supremacia», e eclesiológico: «Às vezes lamentamo-nos da presença marginal do cristianismo na sociedade actual, da dificuldade em transmitir a fé aos jovens, da diminuição das vocações sacerdotais e religiosas (¿). Mas a aventura da esperança leva-nos mais longe».

PUB

Cultura, Sócrates e Fátima

Bento XVI iniciou o dia com uma missa em privado na Capela da Nunciatura Apostólica, em Lisboa, logo pelas 7:30. Depois, partiu para o Centro Cultural de Belém, onde se encontrou com 1500 personalidades do mundo da cultura. De novo na Nunciatura, encontrou-se com José Sócrates.

À tarde, o Sumo Pontífice partiu para Fátima de helicóptero. Antes de um momento de oração com sacerdotes, outras pessoas consagradas, seminaristas e agentes da pastoral, o Papa visitou a Capelinha das Aparições, onde evocou o atentado a João Paulo II e a «mão invisível» que o salvou.

Esta quinta-feira, será o momento alto da visita de Bento XVI a Fátima, com a Eucaristia agendada para as 10:00 e muita gente à espera para saber que mensagem reserva para a homília. Dessa cerimónia, o bispo de Roma deverá levar para a Santa Sé a imagem de um dia com a praça do Santuário ainda mais preenchida de peregrinos.

PUB

Relacionados

Últimas