Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve: sindicatos de professores confiantes

Relacionados

Plataforma sindical prevê «encerramento de muitas escolas»

A plataforma que reúne todos os sindicatos de professores está confiante numa adesão em massa dos docentes à greve de sexta-feira da Função Pública, que encara como «uma oportunidade de protesto contra as políticas educativas do Governo», noticia a Lusa.

Mário Nogueira, porta-voz da plataforma sindical, considerou que a Educação deverá ser «um dos sectores mais afectados» pela paralisação, prevendo o «encerramento de muitas escolas».

PUB

«Penso que os professores vão aderir em peso a esta greve para mostrar o seu enorme descontentamento e revolta contra a política deste Ministério da Educação (ME) e do Governo», afirmou Mário Nogueira, também secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Além das questões que afectam toda a Administração Pública, como a revisão salarial que o Governo fixou unilateralmente nos 2,1 por cento, a redução das pensões ou o regime de mobilidade especial, os docentes protestam ainda contra as novas regras da carreira, nomeadamente a imposição de quotas para aceder à categoria mais elevada, o exame de acesso à profissão ou o modelo de avaliação de desempenho.

A falta de abertura negocial da tutela, nomeadamente a nível da regulamentação do Estatuto de Carreira Docente, é também invocada pelos sindicatos do sector para aderir à greve.

PUB

Relacionados

Últimas