Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bar no rés-do-chão de igreja

Relacionados

Espaço era ocupado por ATL para crianças. Objectivo é «atrair» juventude

Uma paróquia dos Santos Mártires, em Bragança, decidiu abrir um bar no rés-do-chão de uma igreja para atrair mais juventude.

Segundo noticia a Lusa, o espaço era ocupado até há poucos meses por uma ATL para crianças num local de diversão e encontro para a juventude.

PUB

Igreja contra «estacionamento do amor»

Viana: nova igreja vai aquecer os pés dos fiéis

Espectáculos, exposições, teatro, música ao vivo e debates são algumas das actividades previstas, mas em Bragança o espaço é já conhecido como o «bar da Igreja».

O «Bar da Academia» (BA) tem uma decoração apelativa, com a aparência de um café/concerto com uma zona reservada para os espectáculos, mobiliário moderno e os respectivos balcões para servir bebidas concessionados a um empresário da noite da Bragança.

«Muito mais que um bar»

A coordenadora do projecto, Sandra Cordeiro, disse à Lusa que aquele espaço «é muito mais que um bar». Três noites por semanas, às terças, quartas e quintas, «é uma montra de espectáculos para os jovens» e serve também de espaço de encontro e para desenvolverem projectos.

PUB

Os frequentadores têm condições para estudar, aceder à Internet ou participar em iniciativas como palestras e workshops. No mesmo local é também ensinada catequese.

Ideia é «descabida»

O público-alvo são os mais de cinco mil estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que fica mesmo em frente da igreja.

Fonte da Associação de Estudantes (AE) do IPB disse ao PortugalDiário os proprietários que exploram o bar apelaram ao apoio da associação. A AE negou-se a apoiar o projecto por ser «completamente descabido e maluco».

A fonte adiantou ainda que se fosse a paróquia ou o próprio padre a tomar essa iniciativa, aceitaria «de bom grado».

Bar «não tem escadas de acesso à igreja»

Segundo o pároco local, José Bento, estes jovens representam 65 por cento dos residentes na paróquia dos Santos Mártires e é a eles que a igreja pretende chegar.

O pároco desvaloriza o alarido em torno do bar e acredita que «será apenas inicial». José Bento realçou que «não pode entrar ali qualquer pessoa: só estudantes com cartão e os sócios da academia».

«O bar não tem nenhumas escadas de acesso à igreja», garante o padre José Bento. A juventude é, no entanto a principal aposta deste pároco, também ele ainda jovem, que já dinamizou um grupo de trabalho para apoiar os estudantes do ensino superior da cidade.

A fonte da Associação de Estudantes confessou ao PDiário ter ido falar com o padre e que ele lhe terá dito que o local não iria servir álcool, mas sim «águas, sumos e tostas mistas».

PUB

Relacionados

Últimas