Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quadro de Picasso roubado de museu brasileiro

Relacionados

Assim como uma obra do pintor brasileiro Cândido Portinari

Um quadro de Pablo Picasso e um outro do brasileiro Cândido Portinari foram roubados esta quinta-feira de madrugada do Museu de Arte de São Paulo, informou a rede Globo de televisão. As obras estão avaliadas em cerca de 100 milhões de reais (38,5 milhões de euros).

As obras roubadas são «O retrato de Suzanne» de Picasso e «O Lavrador de Café» de Portinari, segundo as mesmas informações.

PUB

De acordo com a agência Lusa, a instituição informou que as obras não estavam seguradas, e que a Interpol, a Polícia Federal brasileira e o Ministério das Relações Exteriores já foram mobilizados na tentativa de recuperá-as.

As câmaras de segurança do museu registaram toda a acção, que durou pouco mais de três minutos, e servirão agora como principal ponto de partida para as investigações policiais.

Segundo as primeiras investigações, os ladrões foram rápidos e tinham noção exacta de onde estavam as obras furtadas do museu.

Nos últimos dez anos, foram furtadas 933 obras de arte e bens culturais no Brasil, quarto país com o maior número de ocorrências desse tipo, atrás apenas dos Estados Unidos, França e Iraque.

Inaugurado em Outubro de 1947, o Masp está localizado na Avenida Paulista, no coração financeiro de São Paulo, com um dos maiores acervos da América Latina, com destaque para obras de artistas brasileiros, italianos, flamengos e franceses.

PUB

Relacionados

Últimas