Já fez LIKE no TVI Notícias?

Freeport: investigadores portugueses estão em Londres

Relacionados

Inspectores da PJ e os dois procuradores foram buscar 25 volumes da investigação feita pelo Serious Fraud Office

Os inspectores da Polícia Judiciária de Setúbal e os dois procuradores do Ministério Público que investigam o caso Freeport estão em Londres. A «TVI» sabe que a comitiva partiu esta manhã para Inglaterra, onde vai ficar vários dias, para ir buscar pessoalmente os 25 volumes da investigação feita pelo Serious Fraud Office, o departamento britânico que investiga o caso.

São documentos cruciais, entre os quais constam perícias financeiras feitas pelos ingleses e indispensáveis para que em Portugal se comece a fazer o cruzamento de informação bancária para se chegar ao rasto do dinheiro.

PUB

Em Londres foram feitas buscas ao Freeport, chegou-se às contas bancárias dos principais intervenientes no processo e passou-se a pente fino todas as contas do Freeport.

O DVD divulgado pela TVI, e que em Inglaterra serve de prova, deu muitas pistas à polícia inglesa sobre como eram feitos os pagamentos, de que contas saiu o dinheiro, quem o recebeu.

Tal como a TVI avançou, o Serious Fraud Officetem provas de levantamento de dinheiro destinados ao que julga serem pagamentos dos subornos supostamente entregues em numerário a um primo de José Sócrates.

É tudo isso que os inspectores da Polícia Judiciária e os dois Procuradores querem agora ver do lado de cá. Isto quer dizer que muito em breve, o departamento de perícia financeira da PJ vai começar a trabalhar toda esta informação que consta da investigação feita em Inglaterra.

A ideia é começar a cruzar esses argumentos com o que já têm disponível em Portugal e que resultou das buscas e das contas bancárias a que a PJ teve acesso. Só assim poderá ser feita a análise dos fluxos financeiros entre Inglaterra e Portugal e a conexão destes com eventuais actos de corrupção praticados durante o licenciamento do Freeport. Mas também tentar seguir a pista da eventual circulação do dinheiro por offshores.

PUB

Relacionados

Últimas