Já fez LIKE no TVI Notícias?

21 anos de «Secos e Molhados» leva a PSP às ruas da capital

Relacionados

Polícias «revivem» a carga policial sobre agentes em protesto

Vários sindicatos da Polícia assinalam, esta quarta-feira, a carga policial de há 21 anos sobre elementos da PSP, conhecida por «secos e molhados», com uma concentração na Praça do Comércio e um debate para «reviver» o acontecimento.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), o sindicato mais representativo na PSP, comemora a passagem dos 21 anos dos «secos e molhados» com um almoço evocativo em Lisboa e um debate para contar o que se passou na altura e fazer um «levantamento daquilo que mudou», disse à agência Lusa o presidente da ASPP.

PUB

Paulo Rodrigues adiantou que, em 21 anos, «parece que mudou muito pouco», tendo mudado a imagem da Polícia, mas as condições laborais mantêm-se.

Disse também que na altura as associações profissionais da Polícia de Segurança Pública (PSP) eram «perseguidas» e hoje os sindicatos são «desvalorizados».

No debate, que contará com a presença de deputados e líderes das centrais sindicais UGT e CGTP, será realçada «a importância» da data para a Polícia e contado «tudo o que se viveu» na altura.

«Secos e Molhados

A 21 de Abril de 1989, os polícias exigiam liberdade sindical, uma folga semanal, transparência na justiça disciplinar com direito de defesa, melhores vencimentos e condições laborais.

A manifestação acabou em confrontos com o Corpo de Intervenção da PSP a lançar jactos de água e a usar bastões para dispersar o protesto e com a detenção de seis agentes que estava dentro do Ministério da Administração Interna para entregar um caderno reivindicativo.

PUB

Relacionados

Últimas