Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suinicultores preocupados com gripe suína

Produtores de Leiria temem alarmismo que possa prejudicar um sector já em crise

O presidente da Associação de Suinicultores de Leiria (ASL) manifestou esta segunda-feira preocupação perante a possibilidade de a gripe suína vir a gerar alarmismo em relação ao consumo de carne de porco, prejudicando um sector já em dificuldades.

«O que nós esperamos é que não se gere em torno deste sector uma onda de alarmismo, como quando houve com a gripe das aves em relação ao respectivo sector, pois prejudicará uma actividade que, neste momento, já está muito debilitada», disse à Agência Lusa David Neves.

PUB

Segundo este dirigente, o sector da suinicultura debate-se «com um grande problema, que é o da falta de poder de compra dos consumidores». «Se agora se gerar em relação à gripe suína alarmismo, isso não será positivo», acrescentou.

David Neves sublinhou que a gripe suína «é um problema de saúde humana e não um problema veterinário, como aliás já o disseram os responsáveis das direcções-gerais da Saúde e de Veterinária».

«Não há qualquer risco pelo consumo de carne de porco, nem pelo contacto com estes animais», declarou, acrescentando a necessidade de haver «informação».

«É importante que haja uma boa informação à população em geral e que esta chegue ao destinatário», defendeu o presidente da associação, que realçou também ser «importante que a população confie nas entidades competentes que estão a acompanhar a evolução da gripe suína, quer a nível nacional ou internacional».

PUB

Últimas