Já fez LIKE no TVI Notícias?

Expo2008: Ministro destaca progresso na negociação sobre rios ibéricos

Relacionados

Nunes Correia satisfeito com avanços negociados com espanhóis

O ministro do ambiente saudou esta sexta-feira o progresso conseguido nas negociações entre Portugal e Espanha relativamente ao regime dos caudais dos rios ibéricos, frisando que o processo de ratificação do acordo deverá avançar em breve na Assembleia da República.

Nunes Correia, que falava na cerimónia de inauguração do dia de Portugal na Expo de Saragoça, recordou que o Conselho de Ministros aprovou quinta-feira o envio para o parlamento do protocolo adicional à Convenção de Albufeira.

PUB

«O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos dois países no quadro desta Convenção [de Albufeira] é muito significativo e revelou-se essencial em várias circunstâncias, nomeadamente para fazer face de forma conjunta às situações de seca e de cheias», recordou.

Espanhóis também estão satisfeitos

Uma questão a que se referiu também Elena Espinosa, a ministra espanhola do Ambiente, Meio Rural e Marítimo, referindo que a convenção de Albufeira é um símbolo dos crescentes laços bilaterais.

«Temos que continuar a partilhar projectos. Espanhóis e portugueses, e não só os nossos governos, temos mais vontade de cooperar do que nunca. Temos feito isso sempre e ainda mais desde Albufeira», disse.

«É uma crescente sintonia que se atesta pelo interesse que temos ambos em criar órgãos permanentes de cooperação, com sede e meios próprios [para a gestão hídrica]», frisou.

Rios ibéricos são fundamentais na relação com Espanha

Nunes Correia recordou que se trata de uma questão «chave» no relacionamento bilateral entre Portugal e Espanha. «Os nossos dois países estão incontornavelmente unidos por esses três grandes rios ibéricos, tão entranhados no imaginário, na cultura e nos modos de vida dos povos peninsulares: o Douro, o Tejo e o Guadiana», afirmou.

Uma questão, aliás, que está patente no pavilhão de Portugal onde os rios ibéricos assumem um papel de destaque e onde as salas expositivas assentam nos temas de alerta, consciência e mudança. «Acreditamos que são estes os três estádios essenciais a atingir ara que mais cidadãos se envolvam na procura de soluções sustentáveis para o uso da água», afirmou.

O dia de Portugal na Expo abriu esta sexta-feira formalmente com um cerimónia protocolar, presidida pelos dois ministros, na qual se ouviram os hinos de Portugal e de Espanha e se hasteou a bandeira nacional no exterior do Palácio dos Congressos.

PUB

Relacionados

Últimas