Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fenprof quer responsabilizar pais

Relacionados

Federação dos Professores pede medidas «inadiáveis» que reforcem a autoridade dos docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) classificou esta quarta-feira de «inadiáveis» medidas que reforcem a autoridade dos docentes e aumentem a responsabilização dos pais em casos de violência e indisciplina, responsabilizando directamente o Governo por estes problemas, informa a Lusa.

Em comunicado, a federação aponta «12 medidas pela não-violência e convivência escolares», entre as quais a garantia de apoio jurídico e judicial a todos os professores e auxiliares de educação vítimas de agressão física e verbal.

PUB

A redução do número de alunos por turma e do número de turmas distribuídas a cada docente, a criação de equipas multidisciplinares de mediação de conflitos e o estabelecimento de regras de co-responsabilização das famílias relativamente à convivência e sucesso escolares dos alunos são algumas das medidas propostas pela Fenprof.

Fenprof defende formação dos professores para os conflitos

No documento, a federação sindical afecta à CGTP defende ainda a integração da temática da gestão de conflitos na formação inicial dos professores, considerando igualmente que a formação contínua relacionada com esta matéria deverá ser considerada pelo Ministério da Educação (ME) como prioritária e ter a mesma valorização, em termos de avaliação de desempenho, do que as acções científico-pedagógicas.

Estas medidas constam de uma resolução aprovada no ano passado no congresso nacional da Fenprof, um documento que a federação afirma não ter ainda entregue ao ME, pelo facto de a ministra nunca ter respondido aos pedidos de reunião apresentados para esse efeito.

«A Fenprof renovará as suas preocupações em relação a esta matéria, responsabilizando directamente o Governo e o ME pelo actual estado em que se encontram muitas escolas e pelas consequências físicas e psíquicas que afectam centenas de professores», refere o comunicado.

PUB

Relacionados

Últimas