Já fez LIKE no TVI Notícias?

21 detidos em grande operação policial em bairros do Porto

Relacionados

Dono de três estabelecimentos nocturnos foi indiciado por tráfico de droga, receptação de artigos furtados e posse de arma proibida

21 pessoas foram detidas durante a noite no âmbito de uma operação policial que decorreu nos Bairros do Aleixo, Porto, Vila D`Este, Vila Nova de Gaia e Alberto Sampaio em Vila do Conde.

Segundo um comunicado da PSP, 160 elementos policiais estiveram envolvidos na operação que teve ainda uma componente de prevenção e fiscalização rodoviária.

PUB

11 dos indivíduos foram detidos por conduzir sob efeito do álcool, dois por conduzir sem carta, um por tráfico de drogas, três por desobediência ou coacção a um agente da autoridade e um por cumprimento de mandado de detenção.

Dono de estabelecimentos nocturnos indiciado

O dono de três estabelecimentos nocturnos do Porto foi indiciado por tráfico de droga, receptação de artigos furtados e posse de arma proibida, anunciou esta madrugada a PSP.

A PSP realizou buscas àqueles estabelecimentos nocturnos e a seis residências, tendo apreendido um crachá policial, duas pistolas de calibre 6,35, uma réplica de arma de fogo, munições, várias armas brancas e dois bastões, explicou o subcomissário Ferreira Araújo, da Divisão de Investigação Criminal da PSP/Porto.

A lista de apreensões inclui também 272 dólares norte-americanos e 8.100 euros, cinco auto-rádios, 22 telemóveis, duas câmaras vídeo, uma máquina fotográfica, cinco computadores, três LCD, diversos cds, uma máquina de fortuna e azar e uma bicicleta

PUB

Foram ainda apreendidas 134 doses de cocaína, 150 de heroína e 285 doses de haxixe.

Aumento do sentimento de segurança das populações

Ainda a meio da noite, o chefe de operações, subintendente Mário Pereira, admitia que não era «expectável» que houvesse «grandes resultados do ponto de vista da apreensão de armamento ou de droga».

«Tal resultado obtêm-se com investigação, não com este tipo de operação, que visa sobretudo a visibilidade policial e o aumento do sentimento de segurança das populações», acrescentou.

Mário Pereira enquadrou esta acção no âmbito de um programa da Direcção Nacional, sob o nome de código Themis (nome da deusa grega da justiça), para intensificação de operações policiais de prevenção. «A esta altura do ano, já temos mais operações policiais realizadas do que no ano passado em período homólogo», garantiu o oficial.

No Bairro do Aleixo, onde os jornalistas puderam acompanhar o trabalho policial, todos os transeuntes foram identificados e revistados, a coberto da lei 5/2006 (Lei das Armas). A maioria dos identificados eram pessoas «normalmente associadas ao consumo e tráfico de estupefacientes», afirmou Mário Pereira.

A intervenção policial agastou alguns moradores que se queixaram mesmo de agressividade dos agentes. «Este tipo de intervenção tem que ser robusta, com alguma força, com alguma afirmação. Na mesma medida em que temos algumas opiniões adversas, também as temos favoráveis», respondeu o chefe de operações da PSP.

Actualizado às 10.10 horas

PUB

Relacionados

Últimas