Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saúde: apenas 10% dos medicos regressaram

Relacionados

Bloco de Esquerda questiona sucesso do Governo em atrair, de novo, médicos reformados

Dos 425 médicos de família que se reformaram entre 2010 e 2011 só estão autorizados a reingressar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) cerca de 10 por cento, escreve a Lusa.

As contas foram feitas, esta terça-feira, na Comissão Parlamentar de Saúde pelo Bloco de Esquerda, com base nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

PUB

A ministra da Saúde, Ana Jorge, adiantou que foram já autorizados 159 pedidos de clínicos para se manterem em funções e outros 60 estão ainda pendentes.

Dos pedidos já autorizados, 22 por cento são clínicos com especialidade em medicina geral e familiar.

Para o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, estes números não são tranquilizadores face aos 425 médicos de família que se reformaram entre 2010 e os primeiros meses deste ano.

«Significa que regressam entre 40 a 50 médicos de família, o que é pouco mais de 10 por cento dos que se reformaram. Como pode achar que é satisfatório e que nos tranquiliza?», questionou.

A ministra da Saúde esclareceu que mantém o objectivo de atrair até ao fim do ano 200 médicos reformados sem antecipação e que não há qualquer limite para os que pediram pré-reforma e desejem continuar no SNS.

PUB

Relacionados

Últimas