Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médicos querem condições iguais aos clínicos estrangeiros

Bastonário pediu ao Governo que divulgue os centros de saúde onde faltam médicos e que abra concursos com as mesmas condições

O bastonário da Ordem dos Médicos solicitou ao ministro da Saúde que divulgue os centros de saúde onde faltam médicos de família e que abra concursos «com as mesmas propostas contratuais e facilidades adicionais oferecidas a médicos estrangeiros».

Numa carta que pode ser consultada no site da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva dirige-se a Paulo Macedo a propósito da «data da anunciada importação de mais colegas cubanos para trabalhar em centros de saúde, com a finalidade de substituírem aqueles que este ano terminam o seu contrato de três anos», como noticia a agência Lusa.

PUB

«Alguns [médicos cubanos] irão certamente assumir listas de utentes, como se fossem médicos de família, o que é ilegal e não deve acontecer», lê-se na missiva.

O bastonário reitera que a aplicação de medidas que a Ordem apresentou «para disponibilizar um médico a todos os portugueses, sempre com o objetivo principal de que esse médico seja um especialista em Medicina Geral e Familiar, para garantir a qualidade dos centros de saúde», como a limpeza das listas, «será suficiente para resolver a carência relativa de médicos» nestas instituições.

A Ordem mostra-se surpreendida e perplexa «por serem oferecidos a médicos estrangeiros contratos e condições a que os médicos portugueses não têm acesso».

«Mais admirada fica a Ordem dos Médicos na medida em que há médicos de família a desistir da carreira porque não lhes são oferecidas condições minimamente atrativas e nem sequer conseguem as condições que são oferecidas a colegas estrangeiros sem a respetiva especialidade», adianta.

A proposta da Ordem vai no sentido de que o ministro «divulgue todos os locais dos centros de saúde carenciados em médicos de família, de Norte a sul do país, e que abra concursos para contratos nesses locais, exatamente com as mesmas propostas contratuais e facilidades adicionais oferecidas a médicos estrangeiros».

PUB

Últimas