Já fez LIKE no TVI Notícias?

Meio milhão à espera da primeira consulta

Relacionados

Números foram avançados pela ministra da Saúde

Quase meio milhão de portugueses aguarda uma primeira consulta hospitalar, dos quais 120 mil esperam por uma consulta de oftalmologia, tempos que a ministra da Saúde considerou esta terça-feira «inaceitáveis» alguns casos, noticia a Lusa.

Ana Jorge, que falava pela primeira vez como ministra da Saúde perante os deputados da Comissão Parlamentar de Saúde, avançou estes números no discurso com que apresentou o trabalho que o Governo está a desenvolver no sector.

PUB

A ministra congratulou-se com o aumento do número de consultas externas nos hospitais, que passou de 8,386 milhões em 2005 para 9,279 milhões em 2007.

Saúde: cordão curto em Anadia

«É preciso reabrir a urgência»

Uma evolução «favorável» que não foi suficiente para acompanhar o aumento da procura, conforme reconheceu Ana Jorge.

De acordo com uma recente auditoria da Inspecção-Geral das Actividades de Saúde (IGAS), estima-se em 474 mil o número de primeiras consultas em espera nos hospitais públicos. Destes doentes, mais de um quarto (mais de 120 mil) aguardam por uma consulta de oftalmologia.

Esta realidade levou à constituição de uma comissão de peritos que deverá apresentar medidas num relatório que deverá estar concluído nas próximas semanas.

Neste primeiro discurso perante a Comissão Parlamentar de Saúde, Ana Jorge reiterou o empenho do Governo nas Unidades de Saúde Familiar para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários, garantindo que, até ao final deste ano, deverão estar criadas 150 e mais 100 até 2009.

PUB

Outra aposta deste executivo, lembrada por Ana Jorge, refere-se aos cuidados continuados integrados, tendo a ministra referido que até Março de 2008 foram celebrados 110 acordos, num total 1.921 camas já em funcionamento.

As medidas nesta área permitiram o apoio a 8.203 cidadãos, um número que fica muito aquém das 162.860 pessoas que o Instituo Nacional de Estatística estima necessitarem de cuidados continuados integrados.

O mesmo instituto prevê que em 2010 existam 181.219 pessoas a precisar destes cuidados.

Ana Jorge indicou ainda que existem 198 mil inscritos para cirurgia (menos 18 por cento do que no final de 2005) e que a mediana do tempo de espera é agora de 4,3 meses. Em 2007 foram realizadas 403 cirurgias.

PUB

Relacionados

Últimas