Já fez LIKE no TVI Notícias?

Peixes mortos em barragem que abastece rede pública

Incidente aconteceu na barragem do Caldeirão, na Guarda

Peixes mortos, em grandes quantidades, foram retirados da barragem do Caldeirão, na Guarda, pela proteção civil municipal e os bombeiros. No entanto, e apesar da barragem ser a mesma que abastece a cidade, esta situação não representa qualquer ameaça para a saúde pública.

Segundo Eduardo Matas, coordenador do serviço municipal de proteção civil da Guarda, o alerta para o aparecimento de peixes mortos foi dado na quinta-feira, pelas 8:30, pelo SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR local.

PUB

«O SEPNA retirou água para análise e já sabemos que está tudo normal, sem qualquer problema para o consumo de água em termos de saúde pública», declarou o responsável à agência Lusa, indicando que não foi necessário suspender a distribuição de água para abastecimento público.

O mesmo indicou que o peixe foi recolhido para análise, para apurar a origem da morte, mas o resultado ainda não é conhecido.

«Presume-se que tenha sido morte natural, causada por falta de oxigénio, devido à descarga de parte do nível de água da barragem», adiantou.

Eduardo Matas observou que o problema apenas afetou uma variedade de peixe (boga) das várias que povoam a albufeira da barragem do Caldeirão, localizada nas proximidades da cidade, onde é captada a água para abastecimento público da Guarda e do concelho através da empresa Águas do Zêzere e Côa.

Os bombeiros e elementos da proteção civil municipal já retiraram todo o peixe morto, «cerca de uma centena de quilogramas», estando a operação de limpeza «concluída».

PUB

Últimas