Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: almoço+álcool = acidente

Relacionados

É no período da tarde que há mais acidentes de trânsito, com os condutores a apresentarem altas taxas de alcoolémia. Faixa etária mais responsável pelas infracções não é a dos jovens. Homens entre os 40 e os 55 anos são quem mais bebe. PSP aperta fiscalização à tarde Apanhado a beber champanhe enquanto conduzia

Se pensa que é de madrugada e pelas mãos dos jovens que o consumo de álcool provoca mais acidentes de trânsito, engana-se. Em 2006, na cidade de Lisboa, foram registados mais desastres com taxas de alcoolemia positivas depois de almoço. A faixa etária responsável pela maioria dos sinistros está entre os 40 e os 55 anos e os homens são quase sempre quem vai ao volante.

«É no período entre as 14h e as 20h que são registados mais acidentes com taxas de alcoolemia positivas», explicou ao PortugalDiário o subcomissário João Pinheiro, da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa. Em 2006, foram registados 93 acidentes com estas características, ou seja, os condutores tinham entre 40 e 55 anos e guiavam alcoolizados.

PUB

Menos acidentes com álcool durante a madrugada

Estes intervenientes eram na maioria do sexo masculino, 83 homens e 10 mulheres. O consumo de álcool nestes condutores chega a atingir valores acima dos 4 g/l de álcool no sangue. «Tivemos um caso acima dos 4 g/l e dois casos entre 3,0 e 3,99 g/l», adiantou a mesma fonte que explicou ainda que entre os 0,8 e 1,3 foram detectados 10 casos. Acima de 1,2 e até 2,0, 14 casos e entre 2,0 e 2,99 mais 10 casos.

O número de acidentes com álcool registados a partir das 4h da madrugada é inferior. «Neste período foram registados 30 acidentes, 20 por homens e 10 por mulheres. Aqui, a faixa etária com maior incidência é dos 18 aos 30 anos», explicou o oficial da Divisão de Trânsito.

PSP fará mais fiscalizações à tarde

O estudo da PSP permitiu perceber que as horas seguintes ao almoço são as mais criticas em termos de acidentes de trânsito relacionados com o consumo de álcool. Deste modo, os agentes planeiam para 2008 incidir as acções de fiscalização também neste período do dia.

O maior número de fiscalizações, direccionadas para o consumo de álcool ao volante, era realizado no período nocturno e em locais de diversão nocturna. Agora, a PSP vai apontar baterias também para a tarde.

PUB

Relacionados

Últimas