Já fez LIKE no TVI Notícias?

Adolescentes consomem menos droga e álcool

Relacionados

Dados apresentados pelo Instituto da Droga e da Toxicodepenência relativos a 2005

Um em cada cinco alunos do ensino secundário já consumiu drogas e quase 90 por cento admite ter bebido álcool, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), informa a agência Lusa.

Segundo os dados preliminares do Inquérito Nacional em Meio Escolar do IDT, cujos resultados finais serão divulgados em Dezembro, o consumo de álcool, tabaco e droga tem vindo a diminuir desde 2003, tanto no terceiro ciclo como no secundário.

PUB

O número de jovens do 10º ao 12º anos que consumiu bebidas alcoólicas pelo menos uma vez caiu quatro pontos percentuais (de 92 para 88 por cento), enquanto o consumo de drogas desceu sete pontos, rondando os 20 por cento. Também o tabaco regista uma diminuição entre os estudantes do secundário, passando de 68 para 56 por cento.

Em relação ao terceiro ciclo do ensino básico, 60 por cento dos alunos já experimentaram bebidas alcoólicas, um valor que atingia os 68 por cento em 2003, enquanto o consumo de tabaco caiu dos 49 para os cerca de 35 por cento.

Mo tipo de drogas, a cannabis continua a ser a substância mais experimentada, apesar de ter passado de 9,2 para 8,2 por cento entre 2002 e 2006, de acordo com um outro relatório, realizado com base num inquérito a alunos do 6º, 8º e 10º anos.

O consumo de ecstasy também desceu, de 2,2 para 1,6 por cento, assim como a cocaína, que baixou ligeiramente (1,7 para 1,6). Por oposição, o consumo de heroína e LSD registou uma leve subida, passando para 1,4 e 1,8 por cento, respectivamente.

PUB

Tendência decrescente de VIH/Sida

Portugal reforçou este ano a tendência decrescente das infecções de VIH/Sida entre toxicodependentes, apesar de os casos associados ao consumo de droga injectável atingirem 45 por cento do total e colocarem o país no topo das cifras negras europeias.

Segundo números do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis (CVEDT), do Instituto nacional Saúde doutor Ricardo Jorge (INSA), vertidos no relatório do IDT, "em 2006 os casos associados à toxicodependência representavam cerca de 45 por cento do material acumulado de notificações pelo VIH (48 por cento, 40 por cento e 44 por cento do total acumulado de casos de Sida, de Sintomáticos Não-Sida e de Portadores Assintomáticos, respectivamente)".

Detenções relacionadas com tráfico

As autoridades policiais detiveram 5.425 pessoas em 2006 por ilícitos relacionados com estupefacientes, 44 por cento das quais por alegado tráfico e 56 por cento traficantes-consumidores. De acordo com o Relatório Anual sobre a Situação do País em Matéria de Drogas e Toxicodependências, do IDT, hoje divulgado na Assembleia da República, estes valores «mantêm e tendência de estabilidade verificada desde 2002».

PUB

Em 2006, 71 por cento dos alegados infractores detinham apenas uma droga: 47 por cento cannabis, 11 por cento cocaína, 11 por cento heroína e 1 por cento várias outras drogas.

O documento revela que os distritos de Lisboa e do Porto destacaram-se com o maior número destes infractores, registando os distritos de Lisboa, Faro, Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, Beja e Porto, as mais elevadas taxas por habitantes. A maioria destes alegados infractores é do sexo masculino e pertence ao grupo etário dos 16-34 anos, sendo a idade média de 30 anos.

Mais de seis mil processos

As Comissões de Dissuasão da Toxicodependência abriram no ano passado 6.216 processos relacionados com o consumo de drogas, número «muito semelhante ao do ano de 2005». 42 por cento das ocorrências foram remetidas pela PSP, 30 por cento pelos Tribunais e 28 por cento pela GNR.

O IDT destaca que a semelhança com os anos anteriores dos números de processos de contra-ordenação por consumo «traduz a regularidade e a estabilidade na intervenção junto da população consumidora de substâncias ilícitas, das entidades responsáveis pela identificação e notificação dos indiciados para apresentação nas CDT».

PUB

Relacionados

Últimas