Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pode-se fumar nas praças de touros, mas...

Relacionados

Cigarro interdito quando as coberturas amovíveis estiverem fechadas

A temporada tauromáquica começa a 01 de Fevereiro com a permissão de fumar nas praças de touros descobertas, sendo apenas proibido o fumo nos recintos do Campo Pequeno, Évora e Elvas quando fechadas as coberturas amovíveis, refere a Lusa.

A aplicação nos recintos tauromáquicos da nova lei do tabaco, que entrou em vigor a 01 de Janeiro, foi explicada por responsáveis da Direcção-Geral de Saúde (DGS) e da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).

PUB

O responsável da DGS, Francisco George, disse que as praças de touros descobertas, espalhadas um pouco por todo o país, apresentam «as mesmas condições legais de que os estádios de futebol», em relação à nova legislação sobre o tabaco, sendo permitido fumar nas bancadas.

Demitiu funcionários por não fumarem

«Discotecas são como os casinos»

Restaurantes acusam DGS de lançar confusão

«A proibição de fumar ocorre apenas no interior da infra-estrutura, nomeadamente nos corredores interiores», especificou.

As restrições surgem nas praças de touros com coberturas amovíveis (Campo Pequeno - Lisboa, Évora e Elvas), em que será proibido fumar quando fechadas.

PUB

«Em tudo o que for fechado, sem acessos directos ao exterior, não se pode fumar», reforçou Francisco George.

Por outro lado, segundo disse fonte da IGAC, «sem a cobertura fechada, as praças de touros são consideradas recintos ao ar livre, permitindo o fumo».

Os esclarecimentos surgem depois dos empresários tauromáquicos portugueses terem alegado desconhecer como é que vai ser aplicada a nova lei do tabaco nas praças de touros descobertas.

«Ainda não fomos informados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ou pela Direcção-Geral de Saúde», disse o presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Carlos Pegado.

A temporada tauromáquica tem início a 01 de Fevereiro, em Mourão (Évora), e decorre até 01 de Novembro, quando finaliza no Cartaxo.

No ano passado, ainda de acordo com a IGAC, as praças de touros acolheram mais de 620 mil espectadores.

PUB

Relacionados

Últimas