Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: anti-virais podem não fazer efeito em crianças

Relacionados

«Tamiflu tem a sua utilidade, mas não é milagroso»

Um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que os anti-virais Tamuflu e Relenza, usados no tratamento da gripe A enquanto a vacina não chega ao mercado, raramente fazem efeito em crianças, diz a BBC Brasil.

A investigação, publicada na revista British Medical Journal, demonstra que os anti-virais podem diminuir a duração da gripe comum em crianças (até um dia e meio), mas têm pouco ou até nenhum efeito em ataques de asma, infecções no ouvido ou quando a criança necessita de antibióticos.

PUB

«A nossa pesquisa descobriu que, para a maioria das crianças, estes remédios anti-virais provavelmente não vão fazer muito efeito», disse o líder do estudo, Matthew Thompson.

«Os efeitos prejudiciais superam a redução de um dia dos benefícios sintomáticos», acrescentou o médico Carl Henegan, que também participou no estudo. Recorde-se que os efeitos secundários negativos do Tamiflu nas crianças já tinham sido analisados no Reino Unido.

A mesma investigação provou que, no que diz respeito ao contágio, os anti-virais conseguem travar a propagação do vírus H1N1.

«O Tamiflu tem a sua utilidade, mas não é milagroso», comentou o especialista britânico Hugh Pennington.

O Departamento de Saúde do Reino Unido já reagiu à publicação deste estudo: «Enquanto ainda existem dúvidas a respeito de como a gripe A afecta as crianças, acreditamos numa política de segurança em primeiro lugar. A disponibilização de anti-virais para todos ainda é uma medida responsável.»

PUB

Relacionados

Últimas