Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: antivirais à venda na net

Relacionados

Especialistas alertam para os perigos de comprar os medicamentos nesses sites e de tomar sem ter o vírus

A oferta ilegal na internet do medicamento Oseltamivir, indicado para o tratamento da gripe A (H1N1), disparou nos últimos tempos, representando um «perigo para a saúde pública», alertou o vice-presidente do Infarmed, citado pela agência «Lusa».

Há centenas de sites que disponibilizam o Oseltamivir sem necessidade de receita médica. Os preços que chegam a atingir os 300 euros por cada embalagem de dez comprimidos, quando o original, legalmente autorizado, custa pouco mais de vinte euros.

PUB

Confrontado com esta situação, o vice-presidente da Autoridade Nacional do Mediamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Hélder Mota Filipe, disse à Lusa que o assunto merece a preocupação das autoridades de saúde, que já há algum tempo têm alertado para os riscos da venda ilegal de fármacos.

O aumento da oferta ilegal deste fármaco através de sites na Internet não surpreende o vice-presidente do Infarmed. «É o mercado a funcionar», disse.

«O Oseltamivir não deve ser utilizado livremente, uma vez que a sua prescrição é estritamente médica», sendo que «o uso indevido tem como consequência aumentar a probabilidade de surgirem resistências dos vírus ao medicamento», afirmou à «Lusa» o director-geral de saúde Francisco George.

«Está absolutamente indicada a prescrição pelo médico e, além disso, o medicamento deve ser tomado seguindo as indicações rigorosas do médico», sublinhou. «Não deve ser tomado em automedicação».

Mas há outros riscos que a compra ilegal acarreta. Segundo Hélder Mota Filipe, os estudos realizados em Portugal aos medicamentos vendidos ilegalmente através da Internet e apreendidos nas alfândegas apuraram que a esmagadora maioria dos alegados fármacos eram contrafeitos e podem colocar em causa a vida das pessoas.

«É um mercado poderoso», que chega a ser superior ao do tráfico de droga, afirma.

PUB

Relacionados

Últimas