Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministras desafiam portugueses a estudarem toda a vida

Relacionados

Isabel Alçada e Helena André pediram aos formandos das Novas Oportunidades que recrutem família e amigos

As ministras da Educação e do Trabalho desafiaram este sábado os portugueses a ter capacidade de aprender toda a vida e pediram aos formandos das Novas Oportunidades para serem os «embaixadores» daquele programa de qualificação e recrutarem família e amigos, avança a agência Lusa.

«Encorajem toda a vossa família para fazer formação toda a vida, falem no vosso círculo de amigos, porque o testemunho pessoal é importante na vida daqueles com quem convivemos», apelou a ministra da Educação, Isabel Alçada, arrancando aplausos das centenas de pessoas que assistiam à cerimónia de entrega de diplomas no âmbito do programa Novas Oportunidades.

PUB

Também a ministra do Trabalho, Maria Helena André, referiu, durante a cerimónia de entrega de diplomas, que teve lugar no centro de Congressos do Arade, em Lagoa, que a melhor forma de combater o desemprego e a crise é apostar na «qualificação» sistemática.

Maria Helena André pediu aos formandos que receberam os diplomas pela conclusão do 12.º ano de escolaridade ou que completaram uma certificação profissional para serem os «principais embaixadores» do programa Novas Oportunidades que inicia este ano lectivo a campanha «Qualificar Portugal, Secundário para todos».

A campanha tem o objectivo de promover o 12.º ano como patamar mínimo de escolaridade para todos em Portugal, concretizando a meta de prolongar a escolaridade obrigatória até aos 18 anos.

Segundo Isabel Alçada, antes do programa Novas Oportunidades ter arrancado ¿ em 2005 ¿ «só 15 mil adultos terminavam formação», mas hoje «mais de um milhão e 200 mil portugueses inscreveram-se em cursos das Novas Oportunidades», tendo 400 mil completado a qualificação e mais de 300 mil estão em vias de completar.

PUB

Relacionados

Últimas