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Motas vão ter inspeções periódicas já neste primeiro semestre

Governo quer pôr processo "em funcionamento" no primeiro semestre de 2018, após serem feitas as devidas "alterações legislativas e administrativas"

O Governo vai mesmo avançar com as inspeções periódicas a motociclos no primeiro semestre de 2018, ano em que quer alargar a aplicação do limite de velocidade de circulação a 30 quilómetros/hora, já existente em algumas zonas residenciais.

Os prazos foram anunciados aos jornalistas pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no final da reunião da Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária, a que preside, e que se reuniu esta sexta-feira pela primeira vez para analisar a sinistralidade rodoviária de 2017, que aumentou comparativamente a 2016.

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Justificando as medidas, Eduardo Cabrita lembrou que o número de acidentes mortais com motociclos aumentou em 2017 e que mais de metade das vítimas mortais em acidentes de viação registou-se dentro das localidades, em consequência de "um número significativo" de atropelamentos.

O ministro adiantou que o alargamento dos locais com limitação de velocidade a 30 quilómetros/hora será feito depois da "identificação dos pontos negros" das zonas urbanas onde ocorreram os acidentes mortais, num trabalho em colaboração com os municípios.

Eduardo Cabrita voltou a considerar que "não é aceitável" que 54% das vítimas de acidentes de viação sucedam "dentro das localidades".

Inspeções a motos

Quanto aos motociclos, o titular da pasta da Administração Interna disse que o plano de inspeções periódicas a estes veículos é para "estar em funcionamento" no primeiro semestre de 2018, depois de feitas as devidas "alterações legislativas e administrativas".

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As inspeções destinam-se, nomeadamente, a aferir as condições de circulação dos motociclos, à semelhança do que já é feito com os automóveis.

Ainda sobre os motociclos, Eduardo Cabrita referiu que o Governo vai lançar, este ano, "o debate" sobre a necessidade da titularidade de uma habilitação específica para a condução de motociclos de baixa cilindrada.

Nesta matéria, de acordo com o ministro, é preciso "encontrar as melhores soluções com todos" os parceiros.

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