Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juízes obrigados ao silêncio

Relacionados

Conselho Superior da Magistratura proibe comentários sobre processos

Os juízes estão formalmente impedidos de comentar decisões judiciais de colegas ou processos em curso. A deliberação foi tomada esta quarta-feira pelo Conselho Superior da Magistratura e segundo o seu presidente, Noronha do Nascimento, não está em causa a «lei da rolha».

O também presidente do Supremo Tribunal de Justiça referiu, em declarações à «TSF» que «explicar a decisão é permitido» para cumprir o direito à informação, mas «mas fazer apreciações valorativas, em princípio, não».

PUB

Segundo este magistrado não está em causa a «lei da rolha», já que «o dever de reserva está consagrado nos estatutos de quase todas as profissões».

A medida é tomada a bem da «credibilidade da própria administração da Justiça e da preservação de independência», porque não faz sentido os «juízes comentarem os trabalho de outros juízes em termos públicos».

Recorde-se que a decisão foi tomada na sequência de comentários críticos, nomeadamente do juiz Rui Rangel, sobre o caso Esmeralda, e a decisão de entregar a menor ao pai biológico.

A proibição de comentar casos concretos já existia mas até aqui o Conselho Superior de Magistratura apreciava os casos concretos e, quando entendia que declarações eram excessivas, decidia abrir processos disciplinares.

PUB

Relacionados

Últimas