Já fez LIKE no TVI Notícias?

A28: GNR multa automobilistas que participaram em marcha lenta

Relacionados

Porta-voz da Comissão de Utentes considera que coimas traduzem «atitude de quase prepotência da GNR»

Alguns automobilistas que a 17 de Abril participaram numa marcha lenta contra a introdução de portagens na A28 insurgiram-se, esta quarta-feira, contra as multas que lhes foram aplicadas pela GNR, por alegadas infracções praticadas durante o protesto.

«É vergonhoso. Sinceramente, não percebo que mal é que eu fiz para ser multado», disse, à Lusa, Alexandrino Coelho, proprietário de uma empresa de reboques e um dos notificados pela GNR.

PUB

Alexandrino incorre numa coima de 300 a 1500 euros, por alegadamente ter impedido ou embaraçado a circulação na A28.

«Se vou numa marcha lenta, não é natural que embarace a circulação?», pergunta.

Para Jorge Passos, porta-voz da Comissão de Utentes da A28, que organizou o protesto, estas multas traduzem «uma atitude de quase prepotência da GNR».

«Se calhar, alguém está interessado em desmotivar as pessoas, para que os protestos acabem, mas não vão conseguir», disse.

Jorge Passos acrescentou que «não se consegue perceber"»o porquê das coimas, já que, como sublinhou, «a manifestação estava devidamente autorizada e, que se saiba, toda a gente respeitou os limites de velocidades» fixados para aquela via.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR especificou que naquele dia foram identificados perto de 10 condutores, uns por irem a falar ao telemóvel (coima mínima é de 120 euros mais inibição de conduzir), outros por circularem na via da esquerda quando a direita estava livre (60 euros) e os outros por bloquearem a passagem dos demais veículos.

«É natural as autoridades autuarem os que infringem as regras de trânsito. Foi isso, e apenas isso, que aconteceu», disse, à Lusa, a fonte da GNR, refutando por completo a acusação de prepotência.

Apesar destas multas, os utentes das três SCUT (auto-estradas sem custo para o utilizador), que a partir de 1 de Julho vão começar a ser portajadas, mantêm de pé as três marchas lentas agendadas para as próximas semanas, uma em cada via.

PUB

Relacionados

Últimas