Já fez LIKE no TVI Notícias?

Diabetes: dois medicamentos retirados por riscos cardiovasculares

Relacionados

Substância rosiglitazona, presente no Avandia e no Avandamet, aumenta risco de doença isquémica cardíaca

A Agência Europeia do Medicamento (EMEA) pediu a retirada do mercado dos medicamentos Avandia, Avandamet (vendidos em Portugal) e Avaglim para diabetes, pelos riscos cardiovasculares.

Ana Paula Mendes da Ordem dos Farmacêuticos (OF), explica que «a Agência Europeia de Medicamentos recomendou a suspensão das Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) dos medicamentos com rosiglitazona, entre os quais se encontra o medicamento Avandia. Esta medida foi tomada devido à conclusão de que o aumento do risco cardiovascular nos doentes tratados com este fármaco conduz a que os benefícios da sua utilização não superem os riscos».

PUB

O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Maurício Barbosa, justificou à tvi24.pt que o «Infarmed pode retirar o medicamento do mercado a qualquer momento, isso é um processo natural que demonstra um sistema de vigilância permanente».

Segundo circular informativa da Infarmed, «os médicos devem deixar de prescrever medicamentos contendo rosiglitazona e iniciar a revisão do tratamento de todos os doentes actualmente a fazer esta terapêutica. Os doentes que estão a tomar estes medicamentos não devem interromper a medicação sem falar com o médico».

PUB

Relacionados

Últimas