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«Não há rede eléctrica que resista a ventos de 200 km/h»

EDP reage às críticas e diz que fez tudo o que pôde

Sem quererem criticar as declarações dos técnicos da Protecção Civil, os responsáveis pela área de distribuição da EDP asseguraram que foi tudo feito para resolver os problemas causados pela catástrofe natural. «A reacção da EDP foi eficaz», disse o administrador ngelo Marques, enquanto que o vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras partiu para o elogio: «Parabéns à EDP pelo trabalho feito».

A EDP considera que a resposta à intempérie ocorrida na última semana na zona Oeste de Portugal foi eficaz, mas «não há rede eléctrica que resista a ventos de 200 km/h».

Em conferência de imprensa, a empresa explicou que os principais problemas estão resolvidos desde as 17:00, pelo que os restantes são apenas «casos pontuais». O que é certo é que os ventos fortes trazidos pelo ciclone tropical deixaram fortes marcas na rede eléctrica e um prejuízo de dois milhões de euros.

«Várias centenas» de pessoas ainda sem luz

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Ainda as críticas

A APIEE (Associação Portuguesa dos Industriais de Engenharia Energética) considera, por seu lado, que a situação de mau tempo no Oeste é uma «boa oportunidade» para a EDP «reponderar alguns dos seus métodos de planificação».

A associação sugere também que a EDP repondere a «contratação com os seus fornecedores e prestadores de serviços», com vista a «melhor acautelar situações como as que foram vividas» recentemente, particularmente no Oeste, refere a agência Lusa.

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