Já fez LIKE no TVI Notícias?

Politécnico: «Diploma não é perfeito mas diminui precariedade»

Relacionados

Muitos professores estão em greve há mais de uma semana em protesto contra o novo Estatuto de Carreira Docente

O vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Rui Teixeira, afirmou à agência Lusa que o diploma contestado pelos professores não é perfeito, mas inclui medidas que diminuem a precariedade. Rui Teixeira avançou ainda que o diploma está «fechado e a aguardar promulgação».

«É evidente que gostaríamos de ter conseguido mais coisas, mas não conseguimos. Isso não invalida que no seu todo o Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico não seja uma peça fundamental de dignificação da carreira docente do ensino superior», afirmou Rui Teixeira.

PUB

O vice-presidente do CCISP afirmou ainda que o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o Conselho de Reitores, a FENPROF e «nove ou 10 sindicatos» consideram que o diploma é uma peça fundamental na dignificação da carreira docente do ensino superior.

«Há um sindicato que não entendeu desta forma e tem todo o direito e legitimidade de manifestar-se», disse Rui Teixeira. O Vice-presidente do CCISP afirmou ainda que vê a situação dos alunos com muita «preocupação».

«Quando o exercício dos direitos dos professores choca com o exercício dos direitos dos alunos, devemos ter uma cuidado enorme para evitar grandes prejuízos para ambas as partes e um cuidado enorme para encontrar uma saída que não machuque nem prejudique os direitos de ninguém», rematou Rui Teixeira.

A greve dos docentes do politécnico à avaliação começou na semana passada e poderá prolongar-se até ao final do mês. Os professores contestam ao regime de transição de carreiras previsto no novo estatuto.

PUB

Relacionados

Últimas