Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seis milhões sobreviveram à tuberculose nos últimos 15 anos

Relacionados

ONU defende que a luta contra a doença deve continuar

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou esta quarta-feira que nos últimos 15 anos quase seis milhões de pessoas foram curadas da tuberculose, mas sublinhou que o momento é de manter a luta contra esta doença mortal, noticia a Lusa.

No Dia Mundial da Tuberculose, o responsável aproveitou para homenagear as muitas pessoas e organismos que ajudaram a tratar e curar seis milhões de pessoas desde 1995.

PUB

O lema escolhido para este dia foi «Em movimento contra a tuberculose» e Ban Ki-moon referiu que várias áreas estão incluídas nesta luta. Além do que tem sido feito, o «progresso nunca deve distrair dos desafios» até porque os «números ainda são desconcertantes», acrescentou.

No ano passado, quase dois milhões de pessoas morreram devido à doença, transformando-se na segunda maior infecção que mata adultos no mundo. Também é uma das três doenças que faz mais vítimas mortais entre as mulheres em idade reprodutiva.

Tuberculose matou 150 mil pessoas em 2008

Os novos casos de tuberculose têm diminuído, no entanto, não aconteceu em todos os países. Ki-moon sublinhou, por essa razão, que, no geral, as taxas estão a diminuir a um ritmo mais lento que o necessário.

O responsável salientou também que as falhas no controlo estão a aumentar as taxas da tuberculose multirresistente a medicamentos, cujo tratamento é mais caro e difícil.

«Nesta altura, ninguém devia morrer de tuberculose», concluiu.

PUB

Relacionados

Últimas