Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vários incêndios, um deles já passou a fronteira

Relacionados

456 bombeiros combatem as chamas. 1350 hectares consumidos pelas chamas no distrito de Vila Real

Notícia actualizada às 16h50

Registam-se neste momento em Portugal Continental cinco incêndios não circunscritos e dois já circunscritos, segundo informação da Autoridade Nacional para a Protecção Civil.

PUB

Por circunscrever estão os incêndios em Contenças do Baixo, em Mangualde, distrito de Viseu, que começou às 13h31; também em Escarigo, distrito da Guarda; em Aldeia Nova, na Guarda, em Bragança, na localidade de Samoirinha e em Faro, na localidade de Sítio da Arriqueta.

O incêndio em Escarigo tem já o flanco esquerdo circunscrito. Contudo, de acordo com a Protecção Civil, «flanco direito e cabeça do incêndio» estão «a evoluir com intensidade devido ao vento que se faz sentir no local». As chamas já atravessaram a fronteira para Espanha e estão a apenas dois quilómetros da localidade de La Bouza, o que levou as autoridades a declarar o alerta.

O incêndio está próximo das estradas de acesso a esta localidade, na região de Arribes de Duero. Cerca de uma centena de residentes começaram a ser retirados de casa devido à proximidade do incêndio.

Para além dos meios terrestres já estão envolvidos no combate às chamas unidades aéreas de León, Zamora, Valladolid e Cáceres. As autoridades estão já a estudar o envio para a zona de equipas da Unidade Militar de Urgências para apoiar os bombeiros e as equipas de combate às chamas no terreno.

PUB

Em Bragança, o incêndio começou às 16h11 e mobilizou 72 bombeiros, um helicóptero bombardeiro e 19 veículos.

O incêndio em Sítio da Arriqueta mobilizou 56 bombeiros, 15 veículos, dois helicópteros de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro.

A combater estes incêndios encontra-se um total de 459 bombeiros.

O incêndio que começou às 13h13 em São Pedro e Santiago, concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, foi dado como circunscrito às 15h13. Um outro incêndio em Agordela, em Valpaços, Vila Real, que começou às 14h22 foi dado como circunscrito às 16 horas.

1350 hectares ardidos

Ribeira de Pena e Valpaços foram palco de três grandes incêndios que prolongaram até à manhã desta quarta-feira. As chamas consumiram uma área de 1350 hectares de pinhal e mato nessas duas localidades do distrito de Vila Real, avançou a agência Lusa que cita dados das autarquias locais.

Estes incêndios foram considerados já dos mais graves que afectaram o distrito de Vila Real no decorrer deste ano.

PUB

Relacionados

Últimas