Já fez LIKE no TVI Notícias?

Medicamentos poderão ser comprados <i>online</i>

Relacionados

Já a partir do dia 30 de Outubro. Mas só fármacos sem receita médica

Em Portugal, a partir do dia 30 do mês de Outubro, será possível encomendar online medicamentos que não estejam sujeitos a receita médica.

Esta medida, presente na nova lei que regulamenta a liberalização da propriedade das farmácias, estende-se a todos os locais de venda autorizada de medicamentos -farmácias, parafarmácias e supermercados.

PUB

«É preciso garantir que os doentes têm toda a informação necessária para poderem comprar medicamentos sem o apoio de um farmacêutico», afirmou António Faria Vaz, administrador do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde) ao DiárioEconómico.

Apesar do aviso, António Faria Vaz salienta que não existe grande diferença entre a venda na Internet ou em qualquer supermercado. «Se já cerca de 40% da população compra medicamentos no supermercado, porque não online?»

Portugal aumenta agora o número de países ao grupo onde se pode comprar produtos farmacêuticos online. Desse grupo fazem parte Reino Unido, Holanda e Irlanda entre outros. Por outro lado Espanha e Bélgica continuam a proibir.

No relatório, sobre a Situação Concorrencial no Sector das Farmácias, entregue pela Autoridade da Concorrência (AdC) ao Governo é referido que «a venda de medicamentos pela Internet por empresas obrigadas por regras legais é, provavelmente, a única medida susceptível de diminuir riscos para a saúde pública que resultam da proliferação de empresas ilegais».

Na nova lei está também presente a possibilidade de entrega ao domicílio dos medicamentos.

PUB

Relacionados

Últimas