Já fez LIKE no TVI Notícias?

Madeira: mau tempo afecta aeroporto

Relacionados

Arquipélago está em alerta vermelho devido às previsões de vento forte, chuva e ondulação

O mau tempo na Madeira, que levou ao Instituto de Meteorologia a colocar o arquipélago em alerta vermelho devido às previsões de vento forte, chuva e ondulação, está a afectar o movimento no porto e no aeroporto do Funchal, escreve a Lusa.

Fonte da Administração dos Portos da Madeira (APRAM) confirmou à agência Lusa que três navios de cruzeiro cancelaram as escalas previstas para este sábado no porto da capital madeirense.

PUB

O «Boudica» e o «Costa Concórdia» decidiram cancelar na sexta-feira a vinda ao Funchal e o «Arcádia» acabou por abortar a tentativa de atracar no porto hoje de manhã, devido às condições do vento - que chegam aos 45 nós.

O «Astor», um navio de menores dimensões, conseguiu fazer a manobra e está atracado no Funchal.

Esta situação afectou cerca de sete mil turistas que deviam visitar hoje a Madeira, um problema que tem reflexos também na actividade dos 180 taxistas que efectuam serviço no porto do Funchal que lamentam os «graves prejuízos».

Fonte do aeroporto da Madeira disse à Lusa que os ventos fortes estão a condicionar também as operações, tendo dois voos, o Sata 461 (09:10) e o TP 1609 (10:00), decidido regressar a Lisboa.

O vice-presidente da câmara do Funchal, Bruno Pereira, afirmou que «foram reforçadas as equipas de limpeza do departamento de salubridade» do município, que estão a postos para actuar em casos de necessidade de limpezas e desentupimentos.

PUB

Bruno Pereira adiantou que também houve um reforço de uma equipa do departamento de espaços verdes para atuar em eventuais casos de queda de ramos e que «nos pontos críticos está montado desde esta manhã vário material, designadamente eletrobombas na rua da Carreira e uma máquina no Ribeiro da Nora».

«Vamos com total normalidade e sem alarmismos ver nas próximas horas como é que isto se vai confirmar», disse.

Bruno Pereira aconselhou ainda as pessoas a ficarem em casa e a evitarem sair de carro ou a pé.

O Instituto de Meteorologia colocou o arquipélago da Madeira em alerta vermelho, situação de risco elevado, devido às previsões de ventos fortes com rajadas que poderão atingir os 140 quilómetros.

O arquipélago está ainda em alerta laranja para a situação de chuva intensa e de forte ondulação, com previsão de ondas na ordem dos seis metros, o que levou também a Porto Santo Line a cancelar a ligação marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo.

PUB

Relacionados

Últimas