Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novos casos de dengue na Madeira «continuam a baixar»

Relacionados

O diretor-geral da Saúde sublinha que não existem riscos para restringir viagens à Madeira

O diretor-geral da Saúde reiterou esta quarta-feira a inexistência de risco que restringe as viagens para a Madeira, região onde desde 03 de outubro ocorre um surto de dengue, cujo número de novos casos de febre «tem baixado notavelmente».

«A Direção-Geral da Saúde reforça a indicação de que não existe risco que justifique qualquer tipo de restrição de viagens para a Região Autónoma da Madeira, reafirmando que as medidas de proteção inscritas no site da DGS e nos folhetos distribuídos nos portos e aeroportos são as indicadas e suficientes», lê-se no comunicado assinado por Francisco George que atualiza os dados do surto.

PUB

No documento, o diretor-geral da Saúde salienta que a DGS «tem insistido, desde o início do surto de febre de dengue», que «as viagens para aquele destino não estão desaconselhadas».

«Do mesmo modo, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), de Estocolmo, nas comunicações semanais divulgadas no respetivo site sobre ameaças à saúde pública, anuncia a 07 de dezembro que a situação epidemiológica atual não implica restrições nas trocas comerciais nem impedimento de viagens para aquele destino, para além de medidas já adotadas de desinsetização», lê-se no comunicado.

Francisco George adianta que «a incidência de casos novos de febre de dengue tem baixado, notavelmente, nas últimas três semanas».

«Na semana 49 (de 03 a 09 de dezembro) foram notificados 57 novos casos, que representam uma variação de -44% relativamente à semana anterior», declara, assinalando que «todos os casos notificados evoluíram no sentido da cura».

Segundo o responsável, «comparando o período que decorreu entre as semanas 47 a 49 e as semanas 44 a 46, verificou-se um decréscimo de -48%, correspondente a -353 novos casos identificados».

PUB

A semana passada, a DGS informou, no âmbito do processo de monitorização do surto de dengue na ilha da Madeira, que do dia 03 de outubro até ao dia 02 de dezembro, «foram, cumulativamente, notificados 1.993 casos de febre de dengue» na região.

No comunicado emitido hoje, Francisco George informa ainda que «foram hospitalizados, cumulativamente, 121 doentes, dos quais dois estão internados», tendo ocorrido «52 casos de febre de dengue», também dados acumulados, «notificados em cidadãos com história de estadia prévia na ilha da Madeira».

«Não foram registados óbitos», acrescenta o diretor-geral da Saúde que, na segunda-feira, esteve na Madeira, juntamente com o ministro da Saúde e o seu secretário de Estado Adjunto, para ver os trabalhos em curso na região no combate ao mosquito Aedes Aegypti que, quando infetado, com o vírus transmite a doença.

O mosquito foi detetado na Madeira em 2005.

PUB

Relacionados

Últimas