Já fez LIKE no TVI Notícias?

Amarante: fogo destrói casas e lojas

Não houve feridos, mas há perigo de derrocadas

ACTUALIZADA ÀS 12h38

O incêndio urbano que destruiu quatro casas e seis lojas comerciais do centro histórico de Amarante não provocou feridos, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros.

PUB

Segundo Jorge Rocha, as chamas começaram cerca da meia-noite no primeiro andar de um edifício da rua Cândido dos Reis, onde no passado funcionou a sede do Amarante Futebol Clube, «propagando-se rapidamente» às casas contíguas e às lojas do rés-do-chão.

Das casas destruídas pelas chamas, apenas uma era habitada, mas os moradores estavam ausentes quando deflagrou o incêndio.

Durante cerca de duas horas, cerca de 70 bombeiros, apoiados por 19 viaturas, de várias corporações da região, combateram as chamas para tentar evitar que o fogo alastrasse a mais edifícios do núcleo histórico de Amarante, incluindo a igreja de S. Pedro, a poucas dezenas de metros.

O comandante dos bombeiros admitiu que chegou a temer-se que o fogo evoluísse para mais habitações, as quais, por terem muita madeira, poderiam ser rapidamente consumidas pelo incêndio.

As chamas, que na sua fase mais intensa, podiam ser vistas a algumas centenas de metros, provocaram a derrocada de algumas paredes e outras estruturas nas traseiras dos edifícios.

PUB

«A parte mais antiga corre sério risco de derrocada», afirmou o comandante dos bombeiros.

Os edifícios vão ser escorados para evitar a derrocada e permitir o acesso em segurança aos proprietários, disse à Lusa fonte da protecção civil municipal.

Segundo a fonte, os técnicos da autarquia já fizeram um primeiro levantamento às condições das estruturas e concluíram que se encontram muito afectadas.

PUB

Últimas