Já fez LIKE no TVI Notícias?

Exames mais exigentes resultaram em más notas

Professores comentam os dados avançados pelo ministério da Educação

Na reacção aos maus números no exame de matemática do 9º ano, a Associação de Professores de Matemática reconhece que os alunos não conseguiram dar a melhor resposta à subida do grau de exigência dos exames.

Elsa Barbosa justifica o recuo nas notas com o grau de exigência do exame: «Se este exame tivesse sido aplicado há cinco ou seis anos os resultados seriam uma autêntica catástrofe a nível nacional e deve salientar que agora não foram. Não estão bons, é preciso percorrer um longo caminho, mas estão bastante melhores.

PUB

Nos exames de Português, desceu a média e aumentaram os chumbos. Segundo a presidente da Associação de Professores de Português é o resultado de um exame que exigia muita concentração. «A prova estava bem elaborada, clara, mas que exigia da parte dos alunos um certo poder de concentração», diz Edviges Ferreira.

Os professores querem inverter a tendência nas notas destes exames já no próximo ano lectivo. Para isso pedem mais tempo para dedicar ao ensino do português e da matemática.

PUB

Últimas