Já fez LIKE no TVI Notícias?

«O problema da violência passa pela educação»

Relacionados

Maria Cavaco Silva acredita que fim da violência doméstica e maus tratos infantis passa por uma boa rede escolar

A primeira dama portuguesa, Maria Cavaco Silva, defendeu quinta-feira, na cerimónia dos 20 anos da Casa do Caminho, que «uma rede de escolas a funcionar bem tem uma influência positiva» para terminar com o problema de maus tratos infantis e violência doméstica.

«O problema da violência passa pela educação», explicou Maria Cavaco Silva à agência Lusa, referindo a necessidade de «uma educação generalizada» para o ultrapassar.

PUB

A primeira-dama foi convidada para o jantar de beneficência da Casa do Caminho, a primeira instituição do Norte de emergência infantil que acolhe crianças até aos 6 anos, vítimas de maus tratos, negligência ou qualquer outra forma de violação dos seus direitos

«Gostaria que houvesse uma sensibilização permanente para ajudar estas associações», referiu.

Para Maria Cavaco Silva, «seria bom que não houvesse necessidade de casas como esta».

Filipe Fernandes, membro da direcção da Casa do Caminho, disse à Lusa que a instituição acolhe

Actualmente 60 crianças, tendo por lá já passado, desde 1988, «cerca de 500». As crianças são acolhidas pela instituição «temporariamente e só estão lá até concretizarem o seu projecto de vida» que pode passar por adopção ou retorno à família biológica, explicou o dirigente.

Luís Villas-Boas, co-fundador da Emergência Infantil e director do Refúgio Aboim Ascensão, defendeu que «o Estado é co-responsável a apoiar (as instituições e as crianças) no limite das suas capacidades» ao qual se deverá juntar «um forte apoio da sociedade civil».

«O trabalho de emergência infantil infelizmente nunca vai mudar. Mudam os governos, mudam os partidos mas vai permanecer a necessidade de acudir às vítimas dos adultos», sustentou Villas-Boas.

PUB

Relacionados

Últimas