Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe A: 38 casos confirmados em Portugal

Relacionados

Dois dos casos aconteceram por transmissão directa

O número de casos confirmados de gripe A subiu para 38 em Portugal. A confirmação foi dada pelo próprio Ministério da Saúde que, segundo um comunicado, confirma que dois dos últimos cinco casos detectados resultaram de transmissão directa.

Segundo escreve a agência Lusa, um dos casos é o da mulher de 47 anos internada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. O outro foi avançado pela TSF e confirmado pelo Ministério da Saúde: o da bebé de 13 meses que se encontra no Hospital de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores.

PUB

Quanto aos outros três casos (dos cinco agora anunciados): dois são de pessoas vindas do Canadá e um de uma jovem recentemente chegada de Barcelona.

Na nota que enviou aos órgãos de comunicação social, o Ministério da Saúde lembra que «a possibilidade de surgimento de casos de transmissão directa já era esperada pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia». E avisa: «É previsível que surjam, progressiva e lentamente, mais casos de transmissão directa».

Apesar do aumento de pessoas infectadas com o vírus H1N1, «o Ministério da Saúde mantém as medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos, considerando que o aparecimento de mais casos não implica a necessidade de reforçar a capacidade de internamento do Sistema Nacional de Saúde», lê-se no mesmo documento.

Três casos nos Açores

A secretaria regional da Saúde dos Açores já tinha anunciado, este sábado, a existência de mais três casos confirmados de infectados com o vírus H1N1. Segundo avança a agência Lusa, trata-se de uma criança de 13 meses, um homem de 42 anos e uma mulher de 73.

PUB

Medicados com Oseltamivir

Em Portugal, as pessoas mais próximas dos infectados com gripe A têm sido medicados com Oseltamivir como medida preventiva. Até ao momento, e ao contrário de outros países, ainda não se registou nenhuma caso de resistência ao fármaco. A notícia é avançada pela agência Lusa.

Recorde-se que na Dinamarca e no Japão dois pacientes não reagiram ao medicamento. O Oseltamivir é um dos dois medicamentos indicados para o tratamento do vírus H1N1 e faz parte da reserva estratégica nacional em caso de pandemia. A reserva tem 2,5 milhões de tratamentos que custaram 25 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, Filipe Froes, pneumologista e coordenador da Comissão de Infecciologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), explicou que as pessoas próximas dos infectados recebem uma toma de Oseltamivir durante dez dias, enquanto os doentes recebem duas tomas do fármaco durante cinco dias.

Gripe A: Faro passa a hospital de referência

PUB

Recorde-se ainda que na sexta-feira 13 estudantes portugueses foram «convidados» a abandonar o avião, em Palma de Maiorca, por recusarem tirar as máscaras de protecção respiratórias por receio da Gripe A, num voo da Air Berlin.

Casos aumentam cinco vezes no Brasil

Nas últimas três semanas, os casos registados no Brasil aumentaram cinco vezes. A informação foi avançada pelo ministro brasileiro da Saúde, José Gomes Temporão. Até ao momento há 756 casos confirmados.

No resto do mundo, há notícia de que a Argentina será agora o país com mais infectados pelo vírus H1N1. O ministro da Saúde avançou cem mil casos confirmados.

Artigo actualizado às 14h39

PUB

Relacionados

Últimas