Já fez LIKE no TVI Notícias?

Belmiro diz que especialização em excesso torna funcionários obsoletos

Relacionados

O chairman da Sonae, Belmiro de Azevedo, disse esta terça-feira que «se as pessoas ficarem excessivamente especializadas, mais depressa se podem tornar obsoletas».

Em conferência na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o gestor justificou a afirmação com a possibilidade do cargo que desempenham se poder extinguir.

Sobre o tema «Os Engenheiros e a Gestão de Empresas», Belmiro de Azevedo explicou que para se ser um bom gestor «é importante ser competitivo à maneira antiga, reduzindo custos, mas também se devem desenvolver novos produtos por via da inovação de forma a satisfazer os clientes».

PUB

Para o chairman da Sonae, «os negócios devem partir de informação racional mas não têm de ter sempre decisão racional, porque isso prova que não somos todos iguais».

«A componente emocional é o sal e a pimenta da gastronomia» da gestão, disse Belmiro de Azevedo, sublinhando, contudo, que «é preciso liberalizar os excessos de voluntarismo, que ainda se verifica bastante no sector público», concluiu.

Mais de 60% dos quadros superiores da Galp são engenheiros

Também presente no evento, o presidente da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, sublinhou a importância de um gestor aliar «a capacidade analítica à capacidade de sintetização» e adiantou que «as nossas universidades põem cá fora pessoas com competências técnicas indiscutíveis».

Sobre os conhecimentos de gestão, Ferreira de Oliveira adiantou que os mesmos só «aprendem depois com a prática ou numa forma pós-graduada», referindo ainda que 61 por cento dos quadros superiores da Galp são engenheiros.

PUB

Relacionados

Últimas