Já fez LIKE no TVI Notícias?

Café centenário ganha clientes por admitir fumadores

Relacionados

Vendas de tabaco também aumentaram 20 a 30 por cento

O centenário Café Aliança, o único espaço de restauração e bebidas da Baixa de Faro que admite fumadores, ganhou clientes com a entrada em vigor da nova Lei, há cerca de um mês, admitiu esta terça-feira o proprietário do estabelecimento.

«Nas primeiras três semanas, ganhámos mais 20 a 30 por cento de clientes, embora o aumento não tenha sido tão grande na última semana», quantificou à «Lusa», Manuel Lopes, 57 anos, que dirige desde o ano 2000 o café fundado há 104 anos.

PUB

Ao contrário de todos os outros restaurantes e cafés da zona comercial da capital algarvia, o Aliança optou por manter uma sala em que se podia fumar e proibir totalmente o fumo ao balcão e numa outra sala, interior.

Conta com sistema de extracção de ar com motor há 4 anos

No geral, admite o proprietário, manteve-se o número de lugares adstritos a cada uma das categorias de clientes, com 56 cadeiras para não fumadores e 64 para clientes fumadores,

Apesar disso, garante, o espaço total em que não se pode fumar não é inferior a 70 por cento, em conformidade com a lei, já que abrange o balcão e uma zona aberta, sem mesas.

Para permitir o fumo, a sala de entrada do café em que também se servem refeições ligeiras, tem instalado há quatro anos um sistema de extracção de ar com motor, que substituiu o antigo.

A abertura a fumadores do mais velho café em actividade do Algarve e um dos mais antigos do País, a par do Majesticno Porto, Santa Cruz em Coimbra e a Brasileira, em Lisboa, também se faz reflectir nas vendas de tabaco do quiosque interior, que aumentaram 20 a 30 por cento, de acordo com gerente e patrão.

PUB

Relacionados

Últimas