Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP afirma que redução de trabalhadores beneficia tarifa eléctrica

Relacionados

A Energias de Portugal (EDP) considerou esta terça-feira que a redução de trabalhadores prevista no plano de negócios da empresa para o período entre 2007 e 2010 vai beneficiar a tarifa ao consumidor final.

Num comunicado emitido hoje, a empresa explica que as remunerações dos colaboradores pertencentes aos quadros da EDP Distribuição estão incluídas nos custos considerados pela entidade reguladora do sector, a ERSE, para o cálculo das tarifas.

«Assim sendo, qualquer redução de custos incorridos com estes colaboradores redunda em benefício para a tarifa», afirma a EDP.

PUB

A empresa dá o exemplo do plano de racionalização de recursos humanos que empreendeu entre 2003 e 2004, cita a agência «Lusa», que implicou a dispensa de 1.500 trabalhadores e resultou num «benefício líquido de 261,8 milhões de euros, a ser partilhado entre a empresa e os consumidores de energia eléctrica».

Na ocasião, essa dispensa permitiu retirar o valor de 747,2 milhões de euros à base de custos da actividade de distribuição utilizada pela ERSE para o cálculo da tarifa.

Como os custos da reestruturação com a redução de pessoal admitidos como investimento foram de 485,4 milhões de euros, resultou uma diferença de 261,8 milhões de euros, que acabou por beneficiar o consumidor final.

No plano de negócios apresentado segunda-feira pela EDP está prevista uma redução de 660 empregados em Portugal e Espanha, correspondentes a cerca de 12 por cento do número de trabalhadores no final de 2005.

Para a redução de 660 trabalhadores prevista para a EDP Distribuição, a EDP estima custos de reestruturação de 200 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas