Já fez LIKE no TVI Notícias?

Regulador estuda impacto dos despedimentos da EDP nas tarifas

Relacionados

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) diz-se disposta a analisar as propostas da EDP para que sejam os consumidores a suportar os custos da sua redução de trabalhadores.

Recorde-se que ontem a EDP detalhou o seu plano estratégico para o período entre 2007 e 2010, na qual admitiu vários despedimentos. Para além disso, o seu CEO, António Mexia, anunciou a intenção de propor à ERSE que sejam os consumidores a suportar os custos desse mesmo plano de redução de efectivos (cerca de 200 milhões de euros).

Nesta sequência, a ERSE emitiu esta terça-feira um comunicado em que esclarece que «a fixação de tarifas de energia, nomeadamente tarifas de energia eléctrica, é da sua responsabilidade exclusiva». Quanto à extinção dos Contratos de Aquisição de Energia (CAE), a ERSE refere que «aguarda as conclusões das negociações entre a Rede Eléctrica Nacional (REN) e os produtores, que decorrem já há algum tempo, bem como a eventual nova legislação que está a ser desenvolvida pelo Governo».

PUB

«Em função dessas novas informações, a ERSE irá realizar as suas simulações e avaliar os impactos sobre a taxa de variação da tarifa média, assim como sobre as tarifas que se aplicam aos clientes dos diferentes níveis de tensão», acrescentam.

Por fim, no que diz respeito da proposta da EDP, a entidade diz que «está, como sempre, disponível para analisar propostas devidamente fundamentadas e para avaliar se se justificam na óptica do interesse dos consumidores e do desenvolvimento dos mercados. As propostas só serão aceites se existirem benefícios evidentes para os consumidores».

PUB

Relacionados

Últimas