Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imaginarius: corrida ao desfile de noivas

Mais de cem mulheres já se inscreveram. Sétima edição doe evento tem como tema «O Teatro e o Matrimónio»

Mais de uma centena de mulheres já se inscreveram para participar do desfile de noivas incluído no programa da sétima edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, disse hoje à Lusa fonte da organização.

O festival, que se realiza entre a próxima quinta-feira e sábado, em Santa Maria da Feira, tem como tema principal «O Teatro e o Matrimónio» e como um dos seus eventos principais a «Parada Teatro e Casamento», um gigantesco evento que inclui um desfile de noivas.

PUB

Estes eventos fazem parte do «Teatro e Matrimónio», um projecto europeu encabeçado pelo Imaginarius e apoiado pela União Europeia através do programa Cultura 2000, que pretende analisar a instituição do casamento do ponto de vista da sua ritualidade dramatúrgica.

O desfile de noivas é uma das componentes da Parada Teatro e Matrimónio que inclui um desfile de casais de noivos provenientes de várias regiões europeias e mediterrânicas, vestidos com seus fatos tradicionais, sendo acompanhados pelos seus próprios rituais de música e dança.

Noivos provenientes da Sérvia, Itália, Marrocos, Irlanda e elementos da comunidade romena de Lisboa (Associação Bucovina) e da comunidade ucraniana (Associação Amizade) participam nesta parada.

A Parada, que culmina na cerimónia do «Casamento das Árvores», uma tradição do Sul da Itália, inclui também um desfile de noivos de todas as regiões de Portugal, em trajes tradicionais, assim como o desfile das noivas.

Tirem os vestidos de noiva do armário

PUB

Nesta iniciativa, a organização do Imaginarius convida as mulheres do concelho e arredores a tirar dos seus armários os seus vestidos de casamento e a desfilar com eles pelas ruas da cidade, integradas no cortejo.

É esta parte da iniciativa que já conta com mais de 100 inscrições.

O director artístico do festival, Renzo Barsotti, da Associação Sete Sóis Sete Luas, estimou que venham a participar no cortejo pelo menos quatro centenas de pessoas.

Evento conta com dois casamentos «a sério»

O evento inclui ainda a realização de dois casamentos «a sério», um segundo o rito católico e o outro segundo o ortodoxo.

Os casamentos realizam-se sábado, antes da «Parada Teatro e Casamento», prevista para as 22:30, e inserem-se na recuperação das tradições populares, uma característica do Festival Imaginarius.

O casamento católico terá lugar na Igreja Matriz de Santa Maria da Feira (19:00), onde se vão unir em matrimónio Eduardo Morais Zanatta e Iana Landim Mascarenhas de Andrade, enquanto a cerimónia ortodoxa será realizada na Igreja da Misericórdia (21:30), sendo os noivos Anatoli Zadorozhnyy e Nataliya Rybalkina, após o que ambos os casais de recém-casados se incorporaram na parada, às 22:30.

PUB

«Casamento das Árvores»

A Parada Teatro e Casamento culmina com a cerimónia do «Casamento das Árvores», reproduzindo tradições de algumas festas populares da Itália Meridional que conservam milenários ritos agrários ligados às árvores.

O ritual consiste em dois longos cortejos musicais que se encaminham um para o outro.

Num dos cortejos segue, num carro puxado por bois, uma reprodução de um tronco de árvore, simbolizando o macho.

No outro, os participantes transportam uma reprodução da copa da árvore, simbolizando a fêmea.

No encontro dos dois cortejos, os participantes procedem ao casamento entre as duas partes da árvore, numa cerimónia com um evidente simbolismo sexual.

PUB

Últimas